Um artigo curto para um 2023 acelerado 

mulher-em-movimento-olhando-para-relogio

O ano está prestes a encerrar e a sensação é de que foi um ano de ritmo intenso e que muita coisa deixou de ser feita. Eu estou findando 2023 com essa sensação. Nunca estive tão envolvida com trabalho, vida social, viagens e, principalmente, em ter que dar conta de 2 celulares (pessoal e corporativo) com milhões de grupos interagindo a cada milissegundo. Alguém se identifica?

Mas será que é o tempo que está passando rápido ou somos nós que estamos ansiosos para que tudo aconteça de forma acelerada?

Existem várias teorias sobre a passagem do tempo. Para alguns cientistas a oscilação no movimento dos polos geográficos – Oscilação de Chandler tem proporcionado um movimento de alguns metros a cada 433 dias. Ou seja, a cada ano e dois meses a terra acelera a sua rotação. As mudanças climáticas também têm sido consideradas motivos científicos para esse processo de aceleração da terra.

Em contrapartida, para outros estudiosos a sensação de tempo acelerado vem do nosso mundo interior.

Li recentemente que “o tempo se reflete na maneira como reagimos a ele nas diversas fases da vida”. Parece poético, mas é real.

A cada fase da vida nos impomos responsabilidades e compromissos de entregas e não percebemos que vamos entrando numa dimensão acelerada para dar conta de tudo.

Um outro fator que contribui para essa aceleração é a tecnologia. Mesmo com a automação de inúmeros processos o tempo que “sobra” poderia ser aplicado em atividades mais saudáveis com a família, amigos e lazer. Mas nem sempre conseguimos. Na vida empresarial e corporativa precisamos dar conta da gestão das pessoas, das finanças, dos e-mails, das mensagens no celular, das redes sociais e tantas outras tecnologias a que estamos submetidas.

Ainda não me decidi sobre qual é a melhor teoria para a aceleração do tempo, mas sei que é necessário desacelerar para termos a sensação de o tempo está em seu curso normal.

Esvaziar a mochila e deixar a vida mais leve de tantas responsabilidades pode ser uma boa opção para viver uma vida mais saudável e desacelerada.

Que 2024 venha leve, tranquilo e rodando a seu tempo.

Boas Festas!

Artigos relacionados

Comentários