Será que existe ex-sogra?

Essa semana me perguntaram se existe ex-sogra. Como chamar a mãe do ex-marido. Deixa esclarecer então esse assunto.

Quando você casa, entra para uma nova família, forma novos laços de parentesco, não é verdade? Passa a ter uma sogra, um sogro, cunhados etc.

Acontece também que alguns casamentos terminam, e como ficam esses laços de parentesco que você adquiriu? Será que tudo vira ex? Saiba que não.

Existe ex-marido, ex-cunhado, mas não existe ex-sogra.

Sério isso? Sério sim, a mãe do seu esposo ou da sua esposa em nenhuma hipótese deixará de ser sua sogra.

Juridicamente falando, o termo ex-sogra é considerado incorreto. Isso apenas no caso da sogra, as demais relações de parentesco civil podem ser consideradas como ex.

Para deixar claro, existe parentesco civil e parentesco natural. No parentesco natural as pessoas estão ligadas por um vínculo biológico, já no parentesco civil as pessoas passam a ser parentes após um casamento.

Havendo a separação do casal, existem decisões a serem tomadas a respeito de bens, filhos e outros assuntos. Pois bem, mesmo depois de tudo resolvido, sua sogra continuará sendo sua sogra.

E a explicação vem da lei, que diz que “cada cônjuge ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vinculo da afinidade, na linha reta, a afinidade não se extingue com a dissolução do casamento ou da união estável”.

Essa afinidade que está no texto da lei quer dizer que há existência de um vínculo legal entre uma pessoa e os parentes do cônjuge.

Os sogros são considerados parentes civis em linha reta, portanto, continuarão a ser seus parentes mesmo com o término do casamento. É inclusive proibido o casamento entre o sogro e a nora ou o genro e a sogra.

Artigos relacionados

Comentários