Saúde Mental no Trabalho

Olá, Donadelas!!

Em tempos pandêmicos, nunca foi tão importante identificar, prevenir e investir na promoção da saúde dos trabalhadores.

Neste ano, com base no atual contexto, o Programa Trabalho Seguro, da Justiça do Trabalho, elegeu para o biênio 2020-2022, o tema: “Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise: prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais” (clique no link para saber mais) e lançou no último mês a campanha “Abril Verde”, com foco na saúde mental e união de forças entre empresas, instituições públicas e privadas, empregadores e trabalhadores para enfrentarem este período de crise.

O maior impacto foi relacionado à concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez decorrente de transtornos mentais (como depressão e ansiedade), os quais bateram recordes. As razões foram várias: inadaptação ao home office, acúmulo de tarefas profissionais e domésticas, endividamento, incertezas sobre o futuro, intensa competitividade, cobrança de metas cada vez mais ambiciosas, dentre outras. 

Por isso, segundo o Tribunal Superior do Trabalho, empresas que adotam políticas de promoção de um ambiente de trabalho saudável são mais propensas a reduzir os índices de absenteísmo, aumentar a produtividade e colher benefícios econômicos.

Tais políticas incluem: oferecimento de suporte aos empregados, o envolvimento deles no processo de tomada de decisão, práticas organizacionais que promovam um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, prevenção de riscos, avaliação ambiental e a melhoria das condições e da organização do processo de trabalho, reconhecimento do trabalho realizado e as possibilidades de crescimento profissional. Fica a dica!!

Sucesso, meninas. Sempre! 

Artigos relacionados

Comentários