Remando contra a maré? Reavalie sua produtividade.

Você está com a impressão que o tempo não está a seu favor; e com a sensação de que está “remando contra a maré”? Você e sua equipe estão trabalhando cada vez mais, e os resultados são sempre os mesmos?

Se esse é o cenário em que se encontra, e empreender tem se resumido a realizar uma enorme quantidade de tarefas e não ver resultados, você precisa reavaliar as condições em que a sua produtividade está acontecendo!

Geralmente costumamos associar a palavra com a produção de um grande número de produtos e serviços, ou com aquela pessoa que trabalha sempre no máximo da sua capacidade por longo períodos de tempo. Mas na realidade, as medidas de produtividade nem sempre estão ligadas com quantidades. É preciso expandir essa noção e compreender que se trata da otimização do tempo e qualidade do trabalho realizado.

A produtividade está mais ligada com o processo do que com o resultado. Demanda a estruturação de um fluxo de trabalho que leve em conta as prioridades a serem realizadas, respeitando os limites dos profissionais. É um aspecto que requer capacidade organizacional, aliada a disciplina de seguir o que é estabelecido.

Ao mudar a ótica com a qual enxergamos a produtividade, abrimos espaço para observar, de forma clara, as oportunidades de melhoria dentro da nossa rotina de trabalho; com equilíbrio e novas percepções de resultados.

Isso acontece porque existe uma diferença entre trabalhar mais e trabalhar melhor. Para que sua empresa pare de “remar contra a maré” e consiga sair do lugar, é necessário que você entenda o valor de definir parâmetros de produtividade para o seu negócio.

A busca em como melhorar a produtividade da empresa vai, sem sombra de dúvidas, passar pela necessária melhoria da gestão do tempo, o que significará organizar e planejar as ações a serem executadas de forma a equalizar a distribuição da quantidade de tempo despendido para executar cada tarefa, dentro de um período definido. Essa organização não tem por objetivo aumentar o número de ações a serem realizadas, mas realizá-las de maneira a impactarem, mais positivamente, no encadeamento para geração de novos resultados.

Você está pensando que não sabe identificar que ações seriam essas; e não está conseguindo escalar, adequadamente, a importância das tarefas. Eu tenho algo importante a lhe dizer: a definição do que é prioridade na sua empresa é muito diferente do que é urgente e emergencial. Prioridade é uma identificação pautada no seu planejamento de resultados. Está inserida dentro de um plano de ação que define a lógica operativa a ser implementada, numa interligação entre execução e etapas.

Por vezes, o foco da sua empresa está em realizar o é urgente e/ou emergencial, porque a procrastinação e o refazer de tarefas, têm estado presentes, de forma a roubar o foco do que é realmente importante. E, os efeitos desse comportamento de constante “apagar de incêndio”, pode ser desastroso para a sua empresa.

É importante identificar os gargalos de produtividade da sua equipe, para melhor efetuar a gestão de produção, e identificar espaços para melhoria e otimização.

Fique de olho nos vilões da sua produtividade! Uma boa gestão de recursos humanos, aliada a observação e escuta, ajuda a superar os obstáculos e a aumentar a produtividade significativamente! Está na hora de analisar com cuidado, a sua gestão de produtividade!

Artigos relacionados

Comentários