Quem você está querendo morder, hoje?

Com Inteligência Emocional você se livra dessa…

Você conhece a história, contada por Max Lucado, do homem que foi mordido por um cachorro?

Bom, um homem teve a má sorte de ser mordido por um cachorro e foi buscar o auxílio de um médico. Já no consultório, ficou sabendo que o cachorro tinha raiva, então, imediatamente pediu uma folha de papel e uma caneta para a enfermeira. O médico interrompeu o homem, tentando aliviar a sua aflição repentina. Disse-lhe que não precisaria fazer um testamento, pois mesmo que ele contraísse raiva com a mordedura do cão, ela poderia ser curada.

E a surpresa foi do médico, ao ouvir o que o homem lhe disse:

“- Não doutor, eu não vou fazer testamento não. Vou fazer uma lista de todas as pessoas que quero morder, hoje! ”

Você também tem uma lista das pessoas que gostaria de morder de raiva? Um bocado delas não é tão amigável, né?

Alguns familiares não são sempre amistosos, determinados funcionários não desempenham tudo que foi acordado na hora da contratação, alguns chefes são arrogantes e menosprezam as suas funções por mais que você se esforce, uns tantos clientes te levam à exaustão da paciência… e a sua lista de mordidas só vai aumentando, com o nome daqueles que são capazes de te tirar do sério.

Ainda bem que vontade é uma coisa que dá e passa, já dizia a minha mãe. Tem muito pescoço aí, que se você morder de verdade, vai cair durinha no chão, com tanto veneno que irá engolir. Não valerá a pena. Nunca vale.

A Inteligência Emocional, que já conversamos aqui outras vezes, é a habilidade que te sustenta no autocontrole, em situações desafiadoras. Ela vai regular o seu comportamento e te dar estratégias para transformar o ímpeto das mordidas em testamentos de paz. Da tua paz.

Construa um inventário descrevendo situações e pessoas que te aborrecem. Seja bem específica colocando os porquês das mordidas que gostaria de dar. Analise cada contexto e veja se você também não está tendo padrões de comportamentos repetitivos, que acabam favorecendo cenários recorrentes de confronto.

Feito isso, planeje ações mais racionais e atentas no seu dia a dia, colocando sempre a frente os seus pontos mais fortes. Eles serão as suas âncoras, que te trarão de volta ao exercício da tua Inteligência Emocional.

Morda um chocolate, um kiwi, uma tapioca.

Saia do balaio dos reativos e pessimistas.

Busque evoluir, usando o que você tem de melhor.

Beijo beijo

Artigos relacionados

Comentários