Quem gosta de promoção?

Olá para todas vocês, mulheres empreendedoras que estão aqui no Donadelas! A pergunta acima é sem dúvida retórica, portanto vou me atentar a escrever sobre meus erros e acertos quanto às estratégias que utilizei ao longo de minha vida de comerciante.

Então, eu penso que todas que trabalhamos com varejo, já tentamos muitas estratégias para vender um produto e mais ainda quando queremos nos livrar dele! Temos que combinar: nem sempre acertamos na compra, e mercadoria parada é sem dúvida prejuízo na certa.

Portanto, não tenho a pretensão de apontar a solução perfeita, apenas vou relatar as que mais tiveram resultados comigo quando eu tinha loja, e com outros lojistas a quem ministrei treinamentos ou consultorias, ok?

Quando falamos em promoção, estamos falando de dar desconto ao cliente, não tem muito mistério nisso. Mas existem muitas formas de elaborar esse desconto, vamos a algumas delas:

Desconto por percentual: 10, 20, 30…70% de desconto na compra direta das peças. Quanto maior o percentual mais possibilidade você tem de vender a mercadoria parada. Pense nisso. Não tenha apego a estoque antigo!!! Então recomendo um desconto bem agressivo (acima de 70%), para peças que você sabe que não vai vender nem fazendo promessa!

Descontos casados. Exemplo: se comprar uma peça ganha 20%, duas peças, 30%, três peças, 40%… Essa modalidade é ótima quando você tem um estoque de fato grande, mas ainda atrativo; as pessoas de fato vão se sensibilizar e despender mais tempo para escolher as outras peças por que enxergam uma ótima oportunidade nesse momento.

Compre uma peça e ganhe outra. Essa todos conhecem. No fundo é o mesmo princípio da estratégia de desconto por percentual, mas a palavra GANHE é mágica na mente do cliente: todos nós gostamos de ganhar algo. Para você é bom porque ganha em produtividade, ao invés de vender uma peça só com 50%, você está vendendo duas no mesmo momento. Gosto demais dessa modalidade, eu tinha ótimos resultados quando a implantava.

Para finalizar, vou apresentar a estratégia mais assertiva que me fazia não ter estoques altos na loja: A PROMOÇÃO GANHA GANHA! Nessa modalidade, todos ficam felizes: lojista, vendedores e clientes. Funciona assim: defina qual o percentual máximo que você pode dar aquela peça. Por exemplo: 40% de desconto é o máximo que você vai conceder. Ok! Que tal ao invés de oferecer os 40% exclusivamente para o cliente, você usar 10% desse total e dar de comissão para o vendedor, e conceder apenas 30% para o cliente? Essa comissão é garantida ao vendedor. Ele sabe que batendo ou não a meta vai receber os 10% daquelas vendas específicas. Qual a diferença aqui? Vendedor motivado e resultado alcançado: você se livrou das peças excedentes.

Há muitas outras formas de promoções internas e externas, importante avaliar e testar a que melhor se adequa ao seu negócio, perfil, clientes, e equipe de vendas até encontrar as que trazem resultados positivos para seu negócio. Espero ter ajudado e aguardo comentários compartilhando a experiência que deu certo para você, está bem?

Até breve!

Artigos relacionados

Comentários