Quando o brilho da outra me ofusca
Na adolescência é muito comum termos aquela convicção de que no grupo das amigas tem aquela que sempre é mais popular e nós acreditamos que a mais tímida, feia, sem muito sal somos nós e pasme, muitas vezes é só impressão. Na minha adolescência meu grupo era de 5 meninas completamente diferentes, eu me achava feia, outra se achava magra demais, outra gorda, uma se achava alta demais e só pra equilibrar a outra não achava nada, apenas adorava circular em todos os grupos. E esse é o movimento que chamo de brilho, coisa que todas nós literalmente invejávamos, mas com uma diferença dos dias atuais, não renunciamos à amizade por causa da inveja mesmo que muitas vezes chateadas pela diferenciação que as pessoas faziam em relação a nossa amiga Joana (nome fictício).
Claro que sei que em alguns grupos não era bem assim. Mas, de modo geral as meninas resolviam essas diferenças sem precisar denunciar a cola na prova ou contar para os pais das amigas que ela tirou nota vermelha. No máximo, deixam escapar “sem querer” numa conversa, em quem a amiga estava dando uns beijinhos na saída da escola.
E o que isso tem a ver com empreendedorismo?
Nos dias de hoje tudo. Muitas empreendedoras por viverem uma jornada tensa, muitas vezes sozinhas e ainda sendo bombardeadas pelo mito da mulher maravilha, acabam se cobrando essa perfeição. E como essa mulher perfeita não existe, ficam frustradas e incomodadas com o brilho e sucesso de outras empreendedoras e, quase sempre, com seus próprios liderados. E quais os sinais de alerta?
- Duvidar da capacidade da outra pessoa.
- Sempre falar com conotação depreciativa sobre a outra.
- Deixar a pessoa em situações constrangedoras.
- Encontrar defeitos físicos e comportamentais da outra pessoa.
- Necessidade de reafirmar sempre seus valores e capacidades, ou seja, brilhar.
- Uso excessivo de autoridade e força.
Empreendedora, lembre-se que bons líderes desenvolvem outros líderes, então se você deseja realmente alcançar seu objetivo e deixar um legado nos espaços que ocupa, não brilhe ofuscando outras pessoas.
Separei para você alguns comportamentos que te ajudam a ser uma líder que prepara seu sucessor ou desenvolve novos líderes:
- Busque o conhecimento que você deseja para sentir-se segura.
- Elogie a iniciativa de outras pessoas.
- Suspenda o julgamento.
- Seja empática a situação da outra pessoa.
- Seja humilde.
- Coloque-se a disposição para colaborar se e quando a outra pessoa precisar.
Esses comportamentos serão poderosos tanto nos seus relacionamentos profissionais como nos seus círculos de amizade.
Excelente semana Donadelas!
Comentários