Quando começar a contratar

A maioria das empreendedoras começam seus negócios sozinhas ou no máximo com uma socia(o). E aí começa, na minha opinião, a verdadeira “jornada do herói”, pois você empreendedora passa a ser a CEO, CFO, CIO, CMO, COO traduzindo para o nosso dia a dia: Diretora executiva, Diretora financeira, Diretora de tecnologia e informação, Diretora de marketing e Diretora de operação das atividades principais da empresa, ufa! Não é pouco trabalho não é mesmo? Mas, a empreendedora começa sozinha, porém com responsabilidades de vários.

E como saber a hora de contratar?

Claro que isso depende de muitas variáveis, mas geralmente costumo dizer que: se a atividade vai te tirar do seu foco, ou seja, daquilo que você realmente é boa, é a sua especialidade e vai prejudicar a sua produção é hora de você delegar.

O melhor exemplo disso é o marketing digital! Com a pandemia e o deslocamento das vendas de forma avassaladora para as redes sociais, tivemos que da noite para o dia virar social media, design de mídias sociais e “influencers” de nossos próprios negócios. E na maioria éramos pessoas que no máximo registrávamos uns momentos felizes nas redes sociais.

No início do negócio é compreensível que a empreendedora fique com essas atividades, afinal o dinheiro é curto, mas é preciso ficar atenta para a chegada daquele momento em que ela começa a dedicar mais tempo aprendendo a lidar com as ferramentas do digital do que com o desenvolvimento do que produz.

Vou exemplificar para ficar mais claro, vamos analisar uma empreendedora designer de acessórios; essa mulher precisa usar a maior parte do seu tempo na criação de suas peças, o que demanda pesquisa de tendências de estilos e materiais para construir seu próprio estilo. No início, claro que conseguirá administrar suas redes sociais nas horas de folga, mas conforme for ficando bem posicionada nas redes, terá mais seguidores perguntando e/ou querendo comprar suas peças. E que bom, pois como nesta altura ela tem um bom estoque inicial, tudo flui, mas para isso está disponibilizando mais tempo para a divulgação e vendas. E a produção de novas peças?

É neste momento que a empreendedora precisa avaliar os custos e fazer um plano para começar a terceirizar as redes sociais com especialistas, ou avaliar se já não é hora de contratar uma pessoa para a venda e que tenha habilidades para auxiliar suas redes sociais e outras atividades do negócio. O importante é a empreendedora ficar atenta para não sacrificar sua atividade principal pelas atividades acessórias do negócio. Separei algumas dicas para você ficar atenta de quando começar a contratar:

  • Você já está recusando trabalho?
  • Você já identificou possíveis novas fontes de renda?
  • Seus clientes estão reclamando de algo?
  • A qualidade dos produtos ou serviços está comprometida?
  • Você já não tem tempo de fazer a gestão do negócio diariamente?
  • Está sem tempo para férias ou um tempinho para descansar?
  • Percebeu que trabalha muito, mas o negócio não cresce?

Todas essas perguntas ajudam muito tomar a decisão de contratar alguém ou não, mas existe uma que eu considero de suma importância: tem trabalho suficiente para manter essa pessoa que você vai contratar ocupada?
Se a resposta for sim, você entra na próxima etapa, que é como deve ser essa pessoa, como contratar?

Esse é o assunto do nosso próximo artigo na semana que vem. Te espero aqui.

Excelente semana Donadelas.

Artigos relacionados

Comentários