Problemas jurídicos que toda empresa deve evitar
No planejamento de um negócio muitos empreendedores focam nas áreas operacionais, administrativa e financeira e não dão a devida atenção ao planejamento jurídico.
Trazemos hoje para vocês alguns dos principais problemas jurídicos que as empresas enfrentam e que podem resultar até mesmo no seu fechamento.
1. Ausência de contrato social e acordo de sócios: Quando a empresa possui mais de um sócio é fundamental que essa relação esteja estabelecida através de contratos. Além do contrato social que é a relação dos contratantes com a sociedade, também é importante elaborar um acordo entre estes, para estabelecer as regras que serão aplicadas com o possível surgimento dos conflitos. Ou seja, é uma medida de prevenção, a fim de que a existência de um conflito não prejudique, por exemplo, a própria existência da sociedade.
2. Inadequação do regime tributário: A escolha do regime tributário inadequado pode levar a empresa a pagar mais impostos do que deveria. E a inadimplência por atraso nos recolhimentos ou por erros contábeis, acarreta em multas e taxas de juros que podem pesar muito no negócio. Um planejamento tributário reduz custos, aumenta a lucratividade e a competitividade e ainda possibilita recuperar pagamentos anteriores a maior.
3. Inexistência de contratos e procedimentos jurídicos preventivos: É basicamente a aplicação daquele ditado “o combinado não sai caro”. Os negócios realizados devem ser instrumentalizados com as cláusulas que irão reger aquela transação. Ainda, o empreendedor não deve esperar acontecer o problema para procurar amparo de um advogado. Isso é uma estratégia perigosa para o negócio. O ideal é contar com uma assessoria jurídica para prever e traçar estratégias para lidar com os possíveis problemas.
Assim, um planejamento jurídico desde o início do negócio representa mais segurança e profissionalismo para a sua empresa, diminuindo os riscos do insucesso do negócio.
Comentários