Posicionamento de Mercado: você sabe qual é o seu?
Você sabe qual o seu posicionamento no mercado?
Não estou lhe perguntando sobre o que faz; qual o seu cadastro de código na Junta Comercial; ou quem é seu concorrente. O que quero saber é se você consegue identificar “quem lhe compra” e “pelo que lhe compra”.
Estamos iniciando o ano de 2021, e esse é um momento muito oportuno para essa identificação. Você pode estar atuando em determinado segmento de mercado e, simplesmente, ocupando um lugar muito diverso do que pretendia, quando idealizou a sua atuação; ou tornou-se mais um, no quantitativo de prestação do produto e/ou serviço que comercializa.
Mesmo que você já esteja tendo muito sucesso, ter clareza sobre o seu POSICIONAMENTO é muito importante, para atuar estrategicamente. Pois, a “mutabilidade” do mercado competitivo é uma realidade , diversos são os fatores que a geram: flutuação de moeda, recessão de mercado, variação tributária, diminuição de mercado, etc… Consequentemente, o seu posicionamento é algo que “está”; e que só continuará “estando”, se você tomar consciência da necessidade de lidar com essa mudança, atenta a ela com um “olhar” prospectivo de mercado e uma postura diante da sua necessidade de adaptação, inovação, desenvolvimento.
Isso significará uma ATITUDE mais alinhada aos seus objetivos, e com capacidade de gerar resultados mais dirigidos e efetivos. O desenvolvimento de uma estratégia para consolidar o seu posicionamento, tem por objetivo uma “identificação” individualizada e, única de valor. Está essencialmente ligada às atividades da empresa, em uma combinação que a torne DIFERENCIADA no universo dos seus concorrentes.
Em outras palavras, ela não é resultado de uma única decisão; mas sim a consequência de uma série de escolhas, todas voltadas para lhe dar vantagens essenciais no mercado competitivo. É a forma pela qual você irá externar, num todo, como você se distingue pelo seu valor agregado e pela forma como encontra soluções reais para diversos segmentos de consumidores.
A construção dessa estratégia pode se apresentar a partir de vários formatos. E, qualquer que seja o tipo de posicionamento – por valor, necessidade ou acesso – o que se requer é que ela seja capaz de representar a integração das suas atividades, em uma combinação própria.
Pois não existe um posicionamento ideal. E sim, a definição do posicionamento que você quer ocupar ou manter, na competição pelo futuro do seu negócio. Se houvesse apenas um tipo de posicionamento ideal, não haveria necessidade de estratégia!
Esse é o fundamento para uma latente necessidade de reavaliação, periódica, do seu planejamento; e de uma adaptação de estratégias; mantendo a preocupação em preservar as características da empresa que a levaram à sua diferenciação diante do mercado consumidor. Esse movimento pretende “marcar território” na mente dos consumidores; fazendo com que eles vejam o seu negócio, exatamente da forma que você deseja que ele seja visto!
Para que uma empresa esteja ou se mantenha bem posicionado, não basta que os gestores entendam sua principal proposta. É preciso uma solidez externa da sua imagem perceptiva; não só pelos consumidores, mas por toda a rede de parceiros que se conjugam a essa entrega de valor.
A maneira de construir o futuro do seu negócio depende das ações que você desenvolverá no seu presente. A gestão estratégica deverá se encarregar da mediação entre o presente e o futuro, implementando o processo de diferenciação competitiva.
Comentários