Por que eu trabalho muito, mas não vejo a cor do dinheiro?
Uma reclamação que comumente chega até a mim, em meu trabalho, é: por que eu trabalho muito, mas não vejo a cor do dinheiro? Não pense que esse tipo de dúvida seja incomum; pelo contrário, um sem número de empreendedores vive essa situação e não sabe porque isso acontece com eles.
Muitos empreendedores me procuram para falar de seus negócios, tirar dúvidas e buscar soluções para alguns problemas empresariais, e a todos eu sempre começo dizendo que o empreendedorismo não é uma ciência exata. O que funciona para um negócio não necessariamente será adequado para outro, e talvez seja essa a beleza da atividade empresarial: empreender jamais será um jogo de cartas marcadas. Não há uma receita pronta para o sucesso.
Mas por que tantos empresários se matam de trabalhar, se dedicam integralmente e com toda a alma ao seus empreendimento, têm boas vendas ao longo do mês e, ainda assim, não veem a cor do dinheiro? O que estaria acontecendo de errado? Porque é claro que há algo que não está funcionando nada bem para que isso aconteça, não é verdade?
Será que você sabe exatamente a definição de lucro?
A primeira pergunta que faço àqueles que me procuram com esta queixa é: você sabe exatamente a definição de lucro? Sabe a diferença entre lucro bruto e lucro líquido? Porque o que eu percebo na minha vasta vivência trabalhando com contabilidade é que muitos empresários acham que ter lucro, é ter caixa.
Para você produzir uma pizza e enviá-la para a casa de seu cliente, precisa arcar com uma série de gastos, entre os quais a muçarela e a farinha de trigo, o gás do fogão, o pró-labore do motoqueiro que fará a entrega do produto e os impostos que pagará sobre a venda, entre tantos outros gastos. O valor cobrado pela pizza deve cobrir absolutamente todos estes gastos, inclusive remunerar o seu trabalho, e o que sobra, aí sim, é o seu lucro.
O problema pode estar justamente aí, na precificação. Muitas vezes, o empreendedor não faz a conta certa do quanto gasta e o preço final simplesmente não permite o lucro. O dono da pizzaria venderá muitas e muitas pizzas, mas infelizmente não verá a cor do dinheiro. E muito em breve, terá que fechar as portas.
Como está o caixa da sua empresa?
Essa questão é tão importante e porque não dizer – a mais importante? Você precisa ter dinheiro suficiente para pagar todas as contas e abrir as portas do seu negócio dia a dia, certo? E se você não tiver esse dinheiro em mãos? Ou deixará de pagar contas, acumulando multas e juros, ou irá pedir dinheiro emprestado ao banco, não é mesmo?
As vendas a prazo são uma excelente ferramenta para estimular suas vendas, e deve, sim, ser utilizada. Mas você precisa se planejar porque se não receber. vai trabalhar e trabalhar, e não ver a cor do dinheiro.
Por que eu trabalho e trabalho, mas não vejo a cor do dinheiro? Se você se tem feito essa pergunta, é hora de fazer uma boa revisão nos seus processos empresariais, porque certamente há algo de errado acontecendo. A boa notícia é que sempre haverá uma solução para o seu problema, e com muito trabalho e força de vontade tenho certeza de que tudo voltará a funcionar muito bem, inclusive o seu lucro!
Comentários