Pistas da evolução humana

"Pista com marcas de pneus ao amanhecer, cercada por montanhas e céu colorido, simbolizando reflexão e autoconhecimento."

Presenciamos duas notícias de grande repercussão nos últimos dias: “o caso do assento no avião e o caso da mulher feita refém no ponto de ônibus em São Paulo”. Duas oportunidades para reflexão acerca de nós mesmas, com aproveitamento dos episódios para uma leitura pessoal.

Nas duas situações levadas às mídias incessantemente, me debruçarei sobre as mulheres alvo das agressões e suas respostas diante de cada fato vivenciado. Notem: suas respostas corporais e verbais e não reações impetuosas.

De forma consciente ou não, a inteligência emocional sobrepôs aos difíceis episódios inesperados. Com um comportamento, aparentemente “tranquilo”, aquelas pessoas passaram por atos de violência e constrangimento. Não gritaram, não foram reativas, não entraram na energia agressiva ali instaurada. Usaram uma luz interior em defesa do santuário íntimo das próprias vidas, contra as arremetidas das trevas.

O autoconhecimento é um dos elementos que faz isso acontecer dentro de nós. Ativar a calma e a disciplina nas diversas situações em que somos expostas no dia a dia. Adotar um estilo diferente do convencional, seguindo sem cólera e demandas inúteis. Administrando o próprio trajeto, mantendo a lealdade dos valores em todas as atitudes.

Saber responder é virtude adquirida.

Manter-se tranquila é virtude adquirida.

Quando você se afasta de si cria um campo de tempestades íntimas recorrentes, entregando ao outro a chave da situação para ele abrir as portas que quiser. Os caminhos serão escolhidos por outrem.

Estamos cercadas por prisioneiros da ignorância e das maldades, não nos façamos de ingênuas. Escape dos assaltos declarados ou sutis que roubam os teus bens e os seus melhores valores, criando o campo da sabedoria consciente, através do investimento no seu crescimento pessoal. Fuja dos delitos sem fugir de você. Carregue nas escolhas percebidas e no coração os teus próprios tesouros. Eles são armas valiosas que não machucam, expandem a paz.

As respostas dessas duas mulheres, que viveram as situações mais constrangedoras de suas vidas, viraram remédio para tantas outras pessoas. Um remédio disponível e que milhares ainda nem conhecem. Isso está causando muito espanto. “Toda resposta a assunto importante é remédio” em doses frequentes de serenidade.

Saber responder e não reagir é virtude.

Reconheço nesses incidentes as pistas para a evolução de todas nós e fico esperançosa por isso.

Beijo beijo                                                                                                                  

Artigos relacionados

Comentários