Os cuidados de um pequeno empreendedor.

Empreendedora tirando foto de produto para loja online

Só quem tem um pequeno negócio sabe o quanto é difícil se manter no mercado e principalmente como conseguir fazer a empresa crescer.
Eu penso que, antes de mais nada o empreendedor precisa conhecer seu mercado e os clientes. Entender seu público, quais as necessidades e preferências faz toda diferença.
Aprender a escutar, isso pode ser útil para melhorar ou expandir serviços.
Achar que sabe tudo é o primeiro passo para o fracasso.

Por mais difícil que seja é preciso diversificar seus produtos ou serviços. Novos produtos ou serviços relacionados aos que você já tem pode atrair novos clientes ao mesmo tempo que mantem os existentes.
As pessoas gostam de personalização, adapte seus produtos as necessidades individuais de seus clientes.

O pequeno empreendedor sofre por conta de poucos recursos financeiros, sendo assim as redes sociais vão permitir alcançar mais pessoas com baixo custo.

Mas nada disso adianta sem uma boa gestão financeira, o controle de entradas e saídas e um fluxo de caixa são esseciais para reinvestir no crescimento da empresa.

Investir em parcerias também é uma boa estratégia, colaborar com outras empresas ou influenciadores sérios que tenham o mesmo público pode ajudar a aumentar a base de clientes.

Cuide dos processos, muitas empresas pecam nesse momento, adote ferramentas de automação para gerenciar clientes e otimizar os processos internos. Se você tem uma equipe, mesmo que pequena, invista em treinamento. Cliente bem atendido, bem recebido, com cortesia e distinção é cliente fiel. O comportamento de sua equipe vai dizer muito sobre sua empresa.

E por fim não esqueça de seus concorrentes, fique sempre atento ao que a concorrência esta fazendo e descubra oportunidades.
Não é copiar e colar, mas ficar atento e adaptar novas oportunidades que façam sentido ao seu negócio.

Artigos relacionados

Comentários