O que você tem feito por você?

O QUE VOCÊ TEM FEITO POR VOCÊ?

Em todas as rodas de conversas é comum ouvirmos “o tempo tá passando rápido demais”, “o mundo está veloz” ou “as coisas mudam num click”. E isso tudo é a mais pura verdade, mas logo após essas expressões costumam vir outras como “meus filhos precisam fazer isso ou aquilo”, “preciso trocar o carro” ou para resumir tudo “menina, os boletos não param de chegar!”.

E por isso te pergunto leitora: O que você tem feito por você?

E antes que você pense que o artigo é alguma batalha feminista, a resposta é NÃO. É apenas uma reflexão sobre o quanto você tem pensado no seu futuro também, afinal é claro que faz parte do universo feminino a preocupação com:

  • Criação dos filhos, proporcionar bem-estar e presença com qualidade e amor
  • Carreira do marido/esposa
  • Estudos dos filhos, sempre o melhor que podemos proporcionar
  • Manter um ambiente doméstico agradável e harmônico para a família
  • Manter um emprego ou negócio para ajudar a arcar com todos os itens acima

E como disse acima, não há nada de errado em termos todas essas preocupações, mas nada disso ficará de pé por muito tempo se você não cuidar de si mesma. E ficar de pé não é somente cumprir estas “obrigações”, mas estar plena, não sentir-se infeliz ou com aquela sensação de que está faltando algo.

Nos últimos anos, meu trabalho voluntariado no associativismo tem me dado oportunidade de vivenciar diversas situações em que muitas mulheres com filhos já na adolescência, relacionamentos estáveis, vida financeira relativamente equilibrada, estão vivendo muitos conflitos internos como: “a idade está chegando”, “não sei se gosto do que eu faço”, “ando me sentindo triste e não sei porque, pois, tenho tudo”. Sempre que ouço essas expressões, pergunto: o que você tem feito por você?

A maioria me responde “não, eu me cuido. Vou ao salão, faço minha academia”. Na minha opinião já ultrapassamos essa fase do autocuidado, claro que um grande número de mulheres ainda não pode realizar esse autocuidado, mas quando falo passamos dessa fase quero dizer que já temos consciência desse direito. Mas, não se trata disso e sim de algo a mais:

Você tem,

… se oportunizado aprender algo novo?

… se expressado como gostaria?

… alimentado seu amor próprio?

… feito novas amizades, ampliado seu networking?

… exercido seu direito de não fazer nada?

Você pode até achar que isso nem faz muita diferença, mas te garanto que faz total diferença, pois te traz equilíbrio e te ajuda a te manter no teu propósito e emanar felicidade e amor para todos ao seu redor. No avião recebemos a instrução de que em caso de despressurização (perda de ar dentro do avião) devemos colocar primeiro a máscara em nós e só depois ajudar outra pessoa, na vida não pode ser diferente, se não estivermos bem, não conseguiremos ajudar ninguém.

O que você tem feito por você?

Excelente semana Donadelas!

Artigos relacionados

Comentários