O que é Age Tech?

Há alguns anos médicos, biólogos e diversos outros profissionais das áreas da saúde e engenharia têm-se dedicado a estudos e pesquisas acerca do envelhecimento de forma saudável.

Saber envelhecer é um aprendizado que começa desde criança. É um processo contínuo e sem retorno. Assim, se essa jornada puder ser percorrida com saúde, independência e liberdade, aproveitar melhor a vida será um presente Divino.

A busca por uma vida saudável tem mobilizado diversas áreas da indústria, comércio e serviço, proporcionando bons resultados no mundo dos negócios. A expectativa é que até 2027 o faturamento dessas empresas chegue a US$ 8,5 trilhões.

Com uma população acima de 32 milhões de idosos no Brasil e com projeção de crescimento para 60 milhões em 2050, segundo o IBGE, pensar em negócios para esse nicho de mercado pode se tornar um investimento rentável. O que na verdade já está sendo.

Uma das áreas de estudo que tem promovido significativas melhorias na qualidade de vida dos idosos é a Gerontecnologia. Ela se caracteriza pelo uso intensivo de tecnologia no desenvolvimento de produtos e serviços que proporcione uma vida digna, inclusiva, interativa e independente, para essa população.

Chamada Age tech, essa área de conhecimento vem crescendo a passos largos nos últimos anos. Da Telemedicina, aprendizagem via tutoriais a sensores de monitoramento, essas inovações têm ajudado a superar as dificuldades no processo de envelhecimento.

Com a adoção de tecnologias pelos adultos mais velhos, no “pós pandemia”, o dinamismo do mercado Age tech cresceu, favorecendo a criação de novos negócios para esse segmento.

Startups e empresas intensivas em inovação lançam a cada dia, soluções para as novas demandas de mercado. Apresento aqui algumas delas:

– Programas de exercícios online;

– Programas de receitas e trabalhos manuais;

– Programa de monitoramento de sistemas vitais dos idosos;

– Sistemas de monitoramento e segurança residencial;

– Sistemas de rastreamento de contato;

– Acompanhantes virtuais;

– Robôs cuidadores;

– Sistemas de prevenção de golpes e fraudes;

– Capacitações para uso de smartphones, tablets, computadores, tvs por assinatura e redes sociais;

– Estudos sobre políticas públicas para o setor.

São inúmeras oportunidades e o mercado está aberto. Existem fundos de investimento em tecnologia para esse nicho.

Pesquise e estude. Quem sabe você não encontra uma boa ideia de negócio?  

Desejo sucesso.

Artigos relacionados

Comentários