O normal do futuro
Durante a pandemia o que mais ouvíamos falar era sobre o “Novo Normal”. Segundo a Enciclopédia Livre WIKIPÉDIA “é um estado ao qual uma economia, sociedade, etc, se instala após uma crise…”
E foi exatamente isso o que aconteceu na pós pandemia. Muita coisa mudou, especialmente nas interações entre as pessoas e na relação com as novas tecnologias.
Esse “normal” produziu muitas inovações e acelerou outras que ainda estavam em projeto. O que vemos hoje, são novidade que há dois anos não imaginávamos que iriam existir. Tanto nos novos equipamentos, como nas diversas formas de se relacionar com os clientes.
No artigo passado prometi trazer algumas tendências e novidades a serem lançadas nos próximos anos. Elas farão parte do Normal do Futuro, que já está aqui, convivendo conosco. É bom ficar atento porque em algum momento você vai interagir com elas.
Trabalho remoto
Durante a pandemia ele manteve estável a produtividade das empresas. Passou depois a ser híbrido, diminuiu sua intensidade 1 ano depois, mas tende a ser uma excelente opção para muitos negócios. Tende a ser o futuro do trabalho, em diversas modalidade e especificidades de negócios;
Investir em Dados
Eles são a riqueza do momento e fonte de informações para construir a jornada do cliente, buscar oportunidades para o seu negócio, posicionar a sua empresa e reduzir riscos e custos.
Mineração de Dados
É uma técnica assistida por computadores e sistemas muito utilizada por empresas, para descobrir padrões e relacionamento em seus dados. Pode ser utilizada para conhecer o padrão de consumo dos clientes, elaborar o planejamento da empresa a partir dos dados tratados, gerenciar as operações do negócio e aumentar receita.
Mundo Digital
Segundo a empresa Gartner, até 2027, os satélites que estão em órbita aumentarão a cobertura de internet para cerca de 1 bilhão de pessoas, no mundo. Isso vai acelerar o trânsito de informações, incluir pessoas e tirar muitas delas da pobreza, através do acesso à informação.
Romper com maus clientes
Ainda segundo a Gartner, até 2025, 75% das empresas romperão com os maus consumidores. Com a diversidade de formas de acesso a novos clientes, manter os maus custará mais caro que conquistar novos.
Realidade Virtual e Aumentada
A previsão é daqui a 3 anos 80% das interações entre as pessoas irão acontecer através de canais digitais. Os mundos virtuais 3D e o metaverso estarão mais que nunca estabelecidos.
Produtos com foco na Geração Z
Por ser a geração que mais utiliza internet, plataformas estão sendo criadas para atrair cada vez mais esse público. Fique atento a esse mundo e vá até ele.
Sustentabilidade Inteligente
Embalagem de alimentos com sensores indicando quando os alimentos irão estragar. Maior produção de embalagens com materiais sustentáveis.
Entregas por Drones
Estima-se que até 2030 cerca de 200 bilhões de pacotes serão entregues por drones ou veículos autônomos.
São tantas inovações que daria pra escrever inúmeros artigos. Mas a dica é ficar atenta às novidades e identificar qual delas é a mais adequada ao seu negócio e aos seus clientes. Esse será o Normal do futuro.
Fontes das pesquisas: McKinsey & Company, Gartner, Escritora Marta Gabriel, Mundo do Marketing.
Comentários