O Natal e o Comportamento do Consumidor

Carrinho de compras com sacolas coloridas em frente a uma decoração natalina.

Na semana passada, assistindo a uma reportagem sobre como as pessoas realizavam suas compras de Natal foi apresentado o dado de que 80% dos entrevistados preferiam realizar suas compras de forma presencial. A reportagem foi em São Luís/ MA.

Fiquei curiosa, pois em plena era digital e das compras online ter um percentual como esse pode parecer um retrocesso, mas não é. Fazendo uma varredura pelo Brasil percebi que os números variam pouco de capital para capital, exceto aquelas cidades de maior população e melhor poder aquisito. O que não significa concluir que as cidades mais ricas e de maior população são aquelas que mais realizam compras online.

Existem uma série de fatores que levam os consumidores a preferirem o tipo de canal A ou B. Fatores como idade, conveniência, acesso a tecnologia e localização podem influenciar na escolha.

Apresento alguns argumentos citados por aqueles quem preferem as compras na modalidade o presencial:

– Imediatismo: Levar o produto na hora, sem esperar pela entrega.

– Experiência sensorial: Ver, tocar e testar os produtos antes de comprá-los.

– Atendimento personalizado: Contar com a ajuda de vendedores.

– Clima festivo: A experiência de passear em shoppings ou centros comerciais decorados para o Natal.

– Facilidade na troca: Trocar aqueles produtos que não atenderam ao gosto do cliente, de forma mais rápida.

Esses argumentos fazem muito sentido e devem ser respeitados.

Mas, mesmo com essas preferências, muitas pessoas não utilizam o e-commerce por dificuldades na utilização das ferramentas tecnológicas, por não possuírem uma boa banda de internet ou por receio de fraudes nas aquisições. E aqui entram outros fatores, como poder aquisitivo e educação digital.

Outro dado interessante é que a compra presencial é preferida por pessoas maduras, ou seja, aquelas das gerações baby boomer, X e alguns Y, que gostam de sentir o produto. Em contraponto as gerações Z e alpha preferem o digital.

Essas informações muitas vezes passam despercebidas por muitos comerciantes. Mas, sendo o Natal um dos eventos mais promissores do ano, ficar atento ao comportamento de consumo de seus futuros clientes é muito importante para a alavancar as vendas.

Utilizar mídias diferenciadas para atrair os diversos tipos de clientes é uma estratégia que pode trazer bons resultados. O importante é não ser mais uma empresa nesse universo de negócios presenciais e digitais.

Fique atenta ao cliente. Observe como ele se comporta. Ele sempre comunica suas intenções e preferencias. Desejo que este seja um Natal de boas vendas.

Artigos relacionados

Comentários