O caminho da Inteligência Emocional para líderes de alta performance

A Nova Economia tem como pilares processos automatizados, tecnológicos e a certeza de alguém por trás de toda essa inovação: humanos, como eu e como você. Falei sobre isso na semana passada.

O mundo digital é o da aderência a esse novo jeito de ser: pessoas lidando de maneira saudável com ideias, compartilhamentos, erros, vulnerabilidades, mudanças. Pessoas muito bem preparadas no trato consigo mesmas, porque senão não há como sustentar a galáxia de emoções que transitam pela mente e pelo corpo, cotidianamente.

A Era computacional está abraçada com a Era colaborativa, expandindo a teia de relações. Há urgência em se autoconhecer para navegar pela complexidade de comportamentos e convivências, sem surtar antes mesmo de chegar ao primeiro ponto de cada uma das suas conquistas.

Sugiro que o primeiro passo da líder da Nova Economia seja uma declaração: Sim! Eu quero me conhecer mais e melhor! Eu posso ir além, me conectando comigo mesma e também com outras pessoas. Sem preguiça e sem a ilusão de que algumas horas bastam neste processo tão profundo, persistente e delicado.

Emoção é uma sensação provocada por algum estímulo, logo, durante o dia, você vive inúmeras dessas experiências. Para conhecer o medidor do seu autocontrole é só você prestar atenção no como você reage a elas. Dois tipos de padrão mudarão o seu dia, a sua vida:

VOCÊ RESPONDE ÀS EMOÇÕES OU REAGE ÀS EMOÇÕES?

Reações são inconscientes e respostas são conscientes.  Ter gestão da emoção é ter foco em si mesma, emitindo respostas, invés de reações. Sabendo o que você está fazendo ou dizendo.

Inteligência emocional é o domínio sobre as suas emoções. A capacidade que você tem de se controlar diante de um impulso. Ter inteligência emocional é reconhecer em você as suas emoções:

  1. Entendendo por que elas acontecem: O que disparou este comportamento em mim?
  2. Percebendo qual a forma em que elas se apresentam: como meu corpo reage?
  3. Respirando e agindo, utilizando suas capacidades internas de forma harmonizada.

Quando você é controlada pelas suas emoções você perde o controle sobre suas ações. Quando você se conhece bem, tem atitudes mais assertivas e passa a conhecer também as emoções do outro, desempenhando melhor o seu papel de líder.

Nessa rede de relacionamentos cada vez maior, o caminho da Inteligência Emocional é a certeza para resultados de alta performance.

Cuida de você. Tudo na vida só acontece uma vez.

Beijo beijo

Artigos relacionados

Comentários