Não queira ser empreendedora, só porque “está na moda”!

Tem moda para tudo: calças mais curtas, mais largas, mais justas, blusas com mangas volumosas, vestidos de duas cores, três cores, longos, mínimos, cabelos vermelhos, ondulados, lisos, enfim, há uma infinidade de exemplos a serem citados aqui que podem sinalizar algum tipo de moda. O fato é que todo mundo deseja apresentar uma imagem atual, em consonância com o moderno, fazer parte do mundo globalizado.

Para a roupa e outros itens, nada mal… mas percebi que estamos vivendo numa onda em que parece ser imperativo você ser empreendedora. “Tá na moda ser empreendedora!” Ouvi isso recentemente e fiquei preocupada.

Vejo tantos estímulos vindos de pessoas que descrevem em detalhes como iniciar um negócio, quais providências tomar, o que priorizar, etc… só tem um pormenor: verifique QUEM é a pessoa que está recomendando tudo isso. Porque conhecimento teórico é uma coisa, prático são outros quinhentos…

Confira o que essa pessoa faz hoje, o que fez no passado, que empresa ela tem, quantos funcionários já contratou, gerenciou, demitiu… se ela pagou algum SIMPLES na vida, se já recebeu alguma notificação (nada delicada) da Secretaria de Finanças acusando que há uma obrigação não enviada ou imposto com falta de pagamento.

Verifique também se ela já foi algum dia dormir com medo de não ter o dinheiro suficiente para pagar os funcionários, se algum fornecedor furou a entrega e ela ficou na mão, sem ter o que vender ou entregar ao cliente, pergunte quantas vezes um funcionário faltou e ela teve que ir às pressas para cuidar da empresa. Ah, se a empresa já sofreu assalto, furto, inundação, fogo, pane nos equipamentos de informática… se a impressora fiscal alguma vez travou, se ela teve que levar uma impressora fiscal para lacrar (sou dos velhos tempos, essa última parte já não precisa mais saber).

Pergunte se ela sabe o que é RAIS, CAGED; qual o valor pago de multa se não enviarmos para o governo a informação correta (e no prazo certo) dos clientes que informaram o CPF na NFC-e…

Quando ela disser que só precisamos ser persistentes e acreditarmos no nosso sonho, questione para ela o que pode acontecer se você esquecer de enviar à contabilidade o relatório anual de apenas uma bandeira de cartão, para informação na DIRF.

Ah, e por favor, ouça com atenção tudo que esse guru disser sobre colaboradores, funcionários, empregados (a palavra que ele inventar nova serve também). Isso é de suma importância. Por que você não pode abrir uma empresa e deixar a desejar na gestão de pessoas. Você precisa ser descentralizadora, saber delegar, criar estratégias para que o time tenha autonomia… Questões importantes para saber desde já:

Como lidar com um funcionário mal humorado com a equipe, que contamina a todos com seu pessimismo? Seria o caso de pagar uma palestra de motivação? Só para ele? Porque o resto da equipe está motivada… Espera, então ele seria premiado com a palestra, e a equipe não? Posso demitir, claro, mas aí a contabilidade lembra que você está no período do Dissídio e não é recomendado demitir. Pergunte que raios é isso.

E tem também um funcionário que de forma muito dissimulada rouba a empresa dia a dia e você descobre bem depois, e não tem provas suficientes para demitir por justa causa. Pior: você não tinha regras e padrões escritos e nem comprovação/evidências de treinamento da equipe, então como acusar que alguém fez algo errado se ele não foi treinado para fazer o certo? (“Eu não sabia ao certo se era para colocar o dinheiro no caixa, coloquei no bolso por descuido…”) Ou seja, o funcionário pode alegar que se confundiu porque não sabia direito qual era o processo a fazer. E você, para não “passar recibo”, sem dúvida vai saber o que fazer porque essas pessoas tão entusiasmadas para que você abra uma empresa, vão te alertar para tudo isso, tenho certeza.

Por fim, porém não menos importante, pergunte como fazer para vender e ter lucro. Simples assim. Anote as informações, os pormenores… isso será fundamental para todos os dias de sua empresa. Se a sua empresa vender mas não for lucrativa, o que esse guru recomenda a ser feito? Pode até me convidar para a conversa que essa resposta eu sem dúvida teria foco total. Já fico imaginando aqui a aula de estratégias com vários links atrelados (equipe motivada, produto que atende a necessidade, marketing digital, encantar o cliente, etc…).

Não se iluda, não caia na conversa de gente que apenas tem o conhecimento teórico de alguma coisa e daí faz um perfil bonito numa rede social, faz uns posts com frases impactantes, repete meia dúzia de frases muito boas, somente para te convencer de que tem propriedade em algo que nunca fez. Marque uma conversa longa com uma boa contadora, pague por isso, se for preciso, anote tudo.

Empreender não é moda, não é simples, não dá para hoje acordar com CNPJ e amanhã desistir, porque a moda agora é, sei lá, viver numa comunidade de pessoas minimalistas…

Abrir um CNPJ você faz em minutos. Fechar pode levar uma vida! Você sabia que aproximadamente 50% das pessoas que optaram pelo MEI (Micro Empreendedores Individuais), estão devendo ao governo, porque não cumpriram suas obrigações? Eu disse MEI, o formato mais simples que existe de abertura de uma empresa.

Portanto, pense, avalie, se informe bastante, busque informações também com quem teve ou tem experiência em negócios, EXPERIÊNCIA REAL: fale com empreendedores, pergunte, esteja segura de que o passo que vai dar para formalizar seu negócio, será no rumo certo.

Não escrevi tudo isso para te deixar com medo de empreender. Escrevi tudo isso para tentar te preparar para a jornada. Um médico não lê quatro ou cinco artigos sobre cirurgia e depois vai operar. Ele passa tempo estudando. Você não precisa de 5, 8 anos estudando para abrir uma empresa. Mas não faça isso da noite para o dia. Ouça as pessoas certas, busque informações reais, tome um mês ou mais, se necessário for, mas prepare-se minimamente.

É preciso coragem sim, e se esta estiver aliada com um mínimo de preparo, certamente, certamente, você vai longe, mulher! Atualizada, e sem dúvida: uma referência da moda!

Artigos relacionados

Comentários

  1. Ely, que post incrível! Adorei mesmo! Foi excelente teres comentado na live que vim logo ler! Estamos muito sintonizadas na temática, não é? Eu concordo contigo tanto em relação ao modismo atual quanto à falta de conhecimentos sobre o que virá pela frente. Tem muita gente achando que as coisas são fáceis e não são… preparação é a resposta e para estar bem preparado precisa ter um bom mentor ou instrutor que diga exatamente o que fazer! Parabéns pelo artigo!