Na hora da partilha…
Mais dia menos dia, a não ser que você seja filho único, vais passar pela divisão da herança de seus pais. E não pense que as brigas estão restritas a quem tem um patrimônio muito grande, as famílias brigam por pouco, brigam até por casa pegando fogo, como diz a sabedoria popular.
Então, tem como evitar a briga pelo espólio?
Até onde se sabe, existe um verdadeiro tabu nas famílias quando o assunto é herança. As famílias costumam tratar esse assunto de forma velada, ninguém senta e discute enquanto o donos do patrimônio ainda estão vivos. E aí é comum que cada um tenha sua própria expectativa em relação a herança. A coisa costuma piorar quando a opinião dos cônjuges também vem à tona.
O ideal seria que os herdeiros se reunissem enquanto o pais estão vivos e já colocassem os interesses e receios de cada um em uma conversa franca e civilizada.
Fora isso, a contratação de um advogado para resolver os conflitos entre herdeiros também deve ser considerada. Além de atuar dentro da legalidade, um advogado sabe como conduzir a negociação entre as partes e cuidar de inventário e de outros trâmites legais que causam muita perda de tempo e energia das pessoas.
Se os pais entendessem que, deixando o patrimônio já divido em vida, ou mesmo deixando um testamento previamente acordado entre todos evitariam uma ruptura na família, certamente que já fariam isso.
Como nem sempre isso é feito, ou às vezes não é possível porque a pessoa morre repentinamente, resta olhar para as fotos de família e guardar a recordação dos tempos em que as relações não foram corroídas pela ganância e mesquinhez.
Comentários