Muita Black Friday e pouco Thanksgiving
Certamente a palavra Black Friday já está no calendário da sua empresa, mesmo que, talvez, você nem saiba bem porque essa data exista. As ações de marketing já foram pensadas para atrair uma chuva de clientes ávidos por promoções imperdíveis. E isso está muito alinhado à data que se aproxima.
Mas, você já ouviu falar em Thanksgiving? Já preparou as estratégias relevantes para esta data?
Talvez não. Aqui no Brasil, costumeiramente, importamos as barulheiras do mercado que dita suas regras e muitas vezes, deixamos de espichar nossos olhares para outros tão importantes significados. Isso foi justamente o que aconteceu com a Black Friday e vem acontecendo de maneira veloz com o Halloween.
Mas e o Thanksgiving? O Dia de Ação de Graças? Você pratica na sua casa e no seu negócio?
A Black Friday tem uma relação direta com o Thanksgiving, especialmente nos Estados Unidos, onde ambos os eventos estão ligados ao calendário cultural e econômico. Essa conexão acontece principalmente porque a Black Friday ocorre na sexta-feira imediatamente após o feriado de Ação de Graças, realizado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro.
O Thanksgiving é uma celebração de reflexão e tradição, focada na família, na união e na gratidão. A Black Friday é a resposta comercial a ele, aproveitando o momento de união familiar e a proximidade do Natal para impulsionar o consumo.
Desde os anos de 1930, os lojistas dos EUA identificaram o feriado como forma de aquecer o mercado, oferecendo promoções logo no dia seguinte ao evento, com a chancela das emoções afloradas. As lojas começaram a abrir mais cedo na sexta-feira atraindo grande fluxo de pessoas, marcando esse dia como uma data chave para vendas.
O contraste entre as duas comemorações reflete a transição do espírito de gratidão para o de “caça às promoções”, consolidando a Black Friday como um evento comercial que passou a ser global.
O meu convite aqui para você é trazer para esta data uma extensão maior: vamos juntas celebrar também o Dia de Ação de Graças?
Precisamos urgentemente nos acarinhar, tocar na essência que nos alimenta e que nos leva de volta ao SENTIR. As máquinas tecnológicas de nosso tempo, passaram a ser prolongamentos do nosso corpo, que, ao nos proporcionarem facilidades, também nos debilitaram… Ao estabelecermos uma parceria sintomática com o mundo virtual, nos desnaturalizamos sem perceber, tornando as relações mais precárias, criando um contexto de utilitarismo para tudo… Por isso tantas amizades de vida curta, tantos medos e tantas mazelas…O comportamento do consumo pelo consumo virou vitrine para a satisfação dos desejos desenfreados.
Em nossa MISSÃO de espalhar o amor, proponho o resgate aos sentimentos orgânicos, promovendo o reencontro com as melhores pessoas para celebrarmos a gratidão.
Minha festa de Ação de Graças já está organizada. E você? Vamos comigo nessa jornada de amor e gratidão?
Beijo beijo
Comentários