Mudanças no mundo dos negócios

Toda crise sempre traz oportunidades para avaliarmos os fatos e buscarmos soluções que minimizem os impactos produzidos. Foi assim em 2020 no auge da pandemia; no ano de 2021 ainda pandêmico com os negócios tendo que se recuperar da parada mundial, e agora 2021 e 2022 com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Paralela a todas essas mudanças e, por questões de sobrevivência, muitas empresas tiveram que se adaptar e reinventar sua forma de atuar no mercado. O digital ganhou força e muitas tecnologias foram implementadas de forma mais acelerada que o comum.

Neste mundo tão “caórdico” colocar ordem no caos é tudo o que se precisa. Nós nos transformamos e as empresas também.

Mas como aproveitarmos esse momento e acelerarmos o processo de inovação que está à nossa frente? Uma boa resposta seria reinventar a empresa e se reinventar como pessoa. Não é tão simples, mas é possível.

A primeira coisa é identificar como essa transformação pode acontecer e analisar se o que está à disposição em termos de estratégias, tecnologias e inovações podem ser adaptadas ao seu negócio.

Hoje a transformação digital deixou de ser uma mera aquisição de equipamentos para se tornar uma questão estratégica para a empresa. Projetar cenários, ter objetivos claros e alterar o mindset é questão de sobrevivência e manutenção da competitividade. É necessário aprender com a experiência, mas principalmente com os dados e informações que estão disponíveis.

Propomos algumas atitudes que podem ajudar na mudança de mindset:

Estar preparado para o futuro – não buscar referências somente com o passado. As empresas têm buscado em bancos de dados e inteligência artificial formas para tomar decisão e definir estratégias que possam antecipar o futuro;

Estabelecer um propósito sustentável – muitas empresas têm adotado um propósito de sustentabilidade. É importante que essa atitude não fique só no campo do papel. Ela precisa estar explicitada nas atitudes da empresa. Ela não deve ser só comunicada, ela precisa ser percebida pelo cliente.

Estabelecer uma cultura digital na empresa – se a empresa pretende se manter competitiva ela precisa protagonizar o seu futuro e ele passa pela integração plena ente o físico e o digita. É o que chamamos hoje de FIGITAL.

O Figital nada mais é do que a integração das ações físicas e as digitais dentro de uma empresa. Explorando um pouco mais o universo de compras, o e-commerce já opera nesse formato há algum tempo. Um exemplo é a aquisição de um produto através de um site de uma empresa e receber o produto em uma loja física.

Esse movimento evoluiu e já faz parte das operações de compras de bens e serviços em todos os segmentos empresariais. O desafio está em compreender como ele opera. Compreender esse processo é imprescindível para entender como funciona a jornada de consumo do cliente.

O Figital, o Metaverso e tantas outras formas de interação entre pessoas e empresas já estão estabelecidos no nosso dia a dia. Precisamos apenas entender como eles podem ser utilizados como fatores competitivos para o seu negócio. Conhecer esses movimentos é de suma importância. Estude, pergunte, busque apoio e implemente. O futuro chegou.

Artigos relacionados

Comentários