Missão e Visão na prática

Você já deve ter visto em sites ou placas das empresas a divulgação da Missão, Visão e Valores.

Esse direcionamento às vezes é valorizado, às vezes não, mas você verá nas linhas abaixo porque a Missão e a Visão são importantes para o marketing e como utilizá-las como guia na estratégia empresarial.

Elas são um direcionamento, um ponto de partida que vai ajudar a orientar os gerentes e a equipe a entenderem para onde todos estão indo e porque vão trabalhar diariamente (sim, vai além do salário).

Para ficar mais claro, vamos iniciar pelos conceitos de cada um e ver alguns exemplos:

MISSÃO é a razão do negócio existir

Em resumo, fala sobre qual benefício é gerado ao público-alvo e através de qual diferencial competitivo. Exemplos de Missão:    

Nova Tendência Semijoias: Trazer charme e beleza para a vida das pessoas através do desenvolvimento de joias personalizadas e semijoias diferenciadas com qualidade, inovação, em sintonia com as tendências da moda e, principalmente, a excelência para nossos clientes.

Flor de Liz Moda: Oferecer roupas femininas Moda Festa e Casual de excelente qualidade, com diversas opções de escolhas acompanhando as tendências da moda, com preços acessíveis ao público-alvo e sua persona.

VISÃO é aonde a empresa quer chegar

E quais os objetivos específicos, dentro de um prazo determinado. Exemplos: 

Nova Tendência: Tornar-se uma referência em joias e semijoias e na criação de peças personalizadas.

Flor de Liz Moda: Ser até 2025 uma referência em moda festa e casual, com atendimento pré-venda e pós-venda da melhor qualidade no mercado, evoluir da fabricação terceirizada para então conquistar nossa fabricação própria.

Na prática, a Missão e Visão devem refletir a personalidade e cultura organizacional, divulgadas pelo marketing não apenas por palavras, mas especialmente através de ações que serão norteadas por esse direcionamento maior.

Não adianta falar que a missão é facilitar a vida dos clientes e ter processos complicados e burocracias que não fazem sentido.

Se você já passou por essa etapa do planejamento estratégico e tem Missão e Visão definidos, ótimo! Agora faça um teste e pergunte para algumas pessoas da equipe se elas sabem quais são esses dois itens tão importantes. A ideia é não é gravar uma frase palavra por palavra, mas saber explicar o porquê da empresa existir e quais são os objetivos gerais.

E se a maioria das pessoas não souber responder, veja como divulgar no dia a dia e reforçar essa mensagem fundamental para o correto direcionamento da organização.

Artigos relacionados

Comentários