Mercado de trabalho: o que nos espera daqui pra frente?

Muitas mudanças em dois anos, uma pandemia que virou o mundo de cabeça para baixo, nos deixou em um primeiro momento sem chão, mas que nos levou a levantar, sacudir a poeira e tentar ajustar a vida na medida do possível.

Agora que as coisas estão dando sinais de que estão voltando à normalidade que conhecíamos, como fica o mercado de trabalho? Penso que além de conhecimento técnico para tentar uma vaga, será preciso desenvolver capacidades pessoais e, para quem ainda tem emprego, requalificação.

E esse deve ser um desafio não só de pessoas, mas também das empresas, requalificar seus funcionários, disponibilizar uma estrutura de segurança para quem está retornando para o trabalho presencial, melhorar os sistemas de educação, investir em treinamento e criar incentivos que vão muito além do bônus financeiro.

Quanto aos trabalhadores, penso que devem trabalhar cada vez mais o pensamento analítico, a solução de problemas mais complexos, terem cada vez mais pensamento crítico, serem cada vez mais criativos, originais e possuírem iniciativa para solucionar problemas.

Também deve fazer parte desse portfólio de habilidades, ser resiliente, tolerante tanto com relação às pessoas quanto ao estresse, ser mais flexível, ser mais líder do que chefe e ser um influenciador de pessoas.

A tecnologia passou a fazer parte tão fortemente de nossa vida que chega a ser vital para esse trabalhador. Quem não estiver disposto a estudar, investir em conhecimento e melhorar o relacionamento pode ficar para trás.

Sim porque o Home Office vai continuar, acabou a era de trabalhar com hora marcada, a produtividade é bem mais importante, então cada um pode gerenciar seu próprio tempo e entregar sua produção com qualidade.

Como se diz em inglês:”be ready” estejam preparados e abertos para tudo o que é novo, invistam em vocês, a crise nos dá a oportunidade de sermos a melhor versão de nós mesmos.

Artigos relacionados

Comentários