Identidade Visual. Parte II. Por onde começar?

Semana passada começamos a falar sobre Identidade Visual e, porque ela é importante. Hoje vamos entender qual o ponto de partida para definir a melhor I.V (identidade visual) para a empresa e como criá-la de forma correta e fundamentada.

Histórico da companhia

Precisamos olhar para o futuro, mas o passado não pode ser descartado. Ao contrário, ele deve ser observado como aprendizado e valorizado.

Um símbolo marcante, um momento significativo, a localidade onde começou… observe o que tem de mais valoroso na história e avalie se é benéfico traduzir isso em imagens e cores.

Estratégia e cultura organizacional

Um negócio bem estruturado tem uma estratégia desenhada para orientar a equipe e nortear as decisões. Normalmente essa estratégia é resumidamente descrita na missão, visão e valores, elementos fundamentais para que a I.V faça sentido (falo mais sobre isso neste texto).

Por isso é fundamental que não apenas o departamento de marketing envolva-se nesse trabalho, mas também os diretores e sócios da organização.

Mercado

Não deixe de estudar e levar em consideração os concorrentes, pontos fortes e como a sua empresa se diferencia dos demais,.

Além disso, pense no público-alvo e como deve ser a melhor forma de se comunicar visualmente com ele. Como traduzir em imagens uma síntese do que é a marca e o que ela quer dizer? É mandatório que cause uma boa impressão e crie identificação com o potencial cliente.

Contrate um profissional

Nada de chamar o sobrinho ou o filho do vizinho “que sabe mexer no computador” para realizar este trabalho tão significativo. Pagar barato pode até parecer o melhor negócio, mas pode criar um problema no futuro, pois a I.V será o princípio para que a comunicação seja executada com qualidade, fazendo sentido e entregando os resultados desejados.

Ponto de atenção

A I.V não pode ser engessada, tem que ser adaptável a diferentes plataformas (jornal, redes sociais, vídeos) e evoluir com o tempo e com as mudanças no mercado consumidor.

Com tantas orientações ficou claro que a Identidade da empresa vai muito além de apenas criar um logotipo, uma logomarca. É um processo a ser criado com calma, obedecendo as etapas e com a devida atenção. Acredite: vai compensar no futuro.

Artigos relacionados

Comentários