Hospitalidade

Vamos falar sobre hospitalidade. Uma coisa é você receber um amigo em casa para um jantar, um café, ou somente para um bom papo. Outra coisa bem diferente é hospedar alguém em sua casa.

Em outros tempos, quando recebíamos alguém, fazíamos questão de mimar nosso hóspede preparando o ambiente como se ele estivesse em um hotel cinco estrelas. Cama muito bem arrumada, toalhas dobradas e cheirosas, chocolatinho em cima do travesseiro e até alguns “amenities” no banheiro para o caso de algum esquecimento.

E, claro que tudo ia para as redes sociais, afinal para que todo esse cuidado se a gente não pudesse mostrar para o mundo?

Bom, atualmente você receber e hospedar alguém tomou um outro sentido e os cuidados devem ser ainda maiores. Não que os mimos tenham aumentado, mas o cuidado com eles é que deve ser redobrado. Hoje, mais do que nunca, você ser recebido na casa de alguém, é um sinal de acolhimento, de afeto.

Poder receber alguém, e receber de forma responsável é mais importante! Que tal deixar junto com os mimos um cartão de boas vindas explicando como a casa funciona em tempos de pandemia, os cuidados que serão tomados com o hóspede e os cuidados dele para com os residentes?

Dependendo do grau de intimidade, uma cópia da chave é um gesto de simpatia e confiança. Aproveite para deixar um guia da cidade, opções de transporte e sugestão de passeios que ele pode fazer como parques, museus, igrejas, teatros.

Se sabe de algum espetáculo que vai acontecer durante a estada do seu hóspede, que tal deixar o ingresso para ele como forma de gentileza e cuidado?

Sugestão de restaurantes também é válida. Não se trata de apenas pegar um guia e entregar a ele, mas de fazer uma lista com os que você indica e que sabe que ele vai apreciar. Isso faz com que seu hóspede sinta que realmente estão pensando no bem estar dele.

Deixe que ele fique à vontade e tranquilo para fazer os programas que escolher, não force escolhas, é importante que ele perceba que tudo funciona normalmente em casa apesar da presença dele.

Não faça parecer ser mais do que realmente é, fugindo de sua rotina normal, ou usando produtos que normalmente não usa, só para exibir um padrão que não é seu.

Lembre de que acolher alguém quer dizer incorporar ao seu meio, e não transformar seu meio, beleza e elegância são sempre importantes, mas com leveza e alegria.

Artigos relacionados

Comentários