Existem diferenças na liderança entre mulheres e homens?

Na minha rotina como mentora, consultora ou no trabalho que desenvolvo com mulheres através do associativismo, sou questionada por que as mulheres são sub-representadas em cargos de alta liderança nas organizações. Um dos fatores que pode ser relevante a esta pergunta é o fato de que as mulheres ingressaram tardiamente no mercado de trabalho, assim como os fatores culturais arraigados na sociedade que associam liderança de sucesso com o estereótipo masculino, ligando a força física, controle e assertividade. Desaprovando a liderança feminina porque violam esses traços do estereótipo masculino.

Há ou não diferenças na liderança entre mulheres e homens? Sim, há algumas diferenças!

Uma parcela dessas diferenças é explicada em parte cientificamente com as divergências neurológicas no cérebro do homem e da mulher. Os homens têm melhores conexões em um determinado hemisfério cerebral e na região do lobo frontal, o que lhe dá maior aptidão para uma liderança baseada na ação e menos em aspectos relacionais.

As mulheres por sua vez, usam melhor a conexão neural na zona do telencéfalo e entre ambos os hemisférios, logo lhes permitindo serem multitarefas e com melhor capacidade para análise de problemas.

Além das diferenças neurológicas existem também, por predefinição, diferenças como a forma de se comunicar, mulheres são mais comunicativas, mais focadas e muito mais cautelosas. O sexo feminino geralmente é mais organizado, são empáticas e sensíveis ao detalhe, enquanto o sexo masculino possui uma visão muito mais ampla, rigorosa e controlada das situações. E com essas competências conseguem ter maior nível de preparo, mais planejamento e maior compreensão do mercado onde atuam.

Afinal, qual é a melhor liderança?

Nenhuma é superior à outra. Mulheres e homens apenas lideram de formas diferente, mas estão sempre acrescentando valor a sua gestão.

Há situações em que um estilo é mais necessário que o outro e vice-versa.

As variáveis que podem influenciar no estilo de liderança são muitas. A experiência num cargo de liderança, a cultura organizacional onde o líder está integrado, a formação acadêmica e até a educação que tiveram podem definir o tipo de liderança de um gestor.

A liderança de melhor resultado é aquela que é mais saudável e sustentável e isso só acontece quando as forças femininas e masculinas fluem em harmonia, assim auxiliando suas equipes a alcançarem os objetivos.

Então, Coragem Mulher. Não abra mão do seu estilo, prepare-se, ocupe o seu espaço!

Artigos relacionados

Comentários