Exercícios de Gratidão

Você já viveu a felicidade de ser profundamente grata por algo que aconteceu na tua vida:  aquele conforto que sentiu pelo abraço que recebeu num dia tão difícil; aquela coragem que reacendeu pelo simples telefonema de uma amiga, dizendo: nada importa, eu estou com você; aquele sorriso que apareceu em seus olhos, cansados de chorar, quando seu filho te disse: “mamãe, não fica triste não, eu te amo”…

Coisas simples que tiveram um grande impacto na tua mente, no teu coração e que te chamaram de volta para o mundo real, expressando gratidão por estar ali naquele lugar, naquela hora, com aquelas pessoas.

Você sabe do que estou falando e reconhece estes momentos instantaneamente, ao ler as minhas palavras, porque eles habitam na tua memória afetiva.

A palavra Gratidão, que acabou sendo um pouco banalizada por tanto uso no dia a dia, merece voltar ao seu lugar de destaque, porque não é um simples agradecimento. É um sentimento interno, que quando expresso na essência, faz um percurso restaurador, de dentro pra fora. Por isso, que quando você é invadida por ela, tem respostas imediatas de contentamento, de acolhimento, de felicidade.

Estudos se debruçaram sobre a Gratidão e comprovam que a sua prática libera o neurotransmissor dopamina, que ativa o sistema de recompensas do cérebro, produzindo aquela sensação de prazer e bem estar, que você experimenta ao ser grata pelos afagos ofertados e por tudo que você tem. É químico, real e por isso te faz super bem.

Gratidão é colheita e saúde. É uma emoção positiva que quanto mais desenvolvida, menos deixará espaços para o estresse e o cansaço. Você vai preenchendo vazios e varrendo os desafios. Como uma música suave percorrendo o teu corpo e alegrando as tuas células.

No fim do ano, estamos sensibilizadas pelo espírito natalino e é tempo propício para os exercícios de gratidão. Você que já sabe o valor da gratidão, vai espalhá-la, proporcionando ao outro, novos presentes:

– Na sua festa de Natal, faça um amigo secreto diferente: reúna os adultos, as crianças e faça um Círculo de Gratidão. Cada um sorteia um nome e agradece à pessoa sorteada, por algo de valoroso que ela tenha; exercitando coletivamente o amor, o perdão e a empatia.

– Escolha um dia desta tua semana, para viver um momento especial de Gratidão. Vai seu o teu spa interno, a ativação de bálsamos. Escreva uma carta, dê um telefonema, mande um whatsapp, grave um vídeo… escolha o seu jeito de ser grata a três pessoas que merecem ouvir a sua voz, ler as suas palavras.

Queridas mulheres, nós somos agentes de transformação. Tudo é, o que somos e praticamos.

Gratidão por estar aqui com você!

Te encontro na semana que vem.

Beijo beijo!

Artigos relacionados

Comentários