Esteja comigo, com empatia

Peça a Alexa para tocar Stand by me antes de começar a ler este texto. Ouça a música e cante junto. Se sentir vontade, levante-se e dance também. Depois, fique aqui comigo.

Não importa aonde você está agora, não importa quem você é, não importa o que você faz, não importa como você é. Em algum momento você vai precisar de alguém ao seu lado.

Não importam as calçadas que você percorre todos os dias, os sonhos que você tem ou não tem. Não importa seus sucessos e suas derrotas. O que importa é que você sempre vai precisar de alguém na sua vida.

Terminei este mês um curso maravilhoso com Daniel Goleman, pesquisador e escritor, conhecido como o “Pai da Inteligência Emocional”. Concomitante com o exercício contínuo de lidar com as emoções pessoais, Goleman sublinha como próximo degrau evolutivo, a importância de se desenvolver a Consciência social e a Empatia.

Abrir os radares para entrar em sintonia com as necessidades, comportamentos e estados emocionais de outras pessoas é uma habilidade urgente a ser trabalhada, porque inevitavelmente todos precisam uns dos outros.

Entender as perspectivas e pontos de vistas de outras pessoas, desenvolver a escuta ativa, compreender as razões que motivam o outro a ser quem ele é, compreender a cultura e valores de diferentes grupos será um facilitador no progresso das relações sociais.

Usar um comportamento reflexivo em relação a você e em relação ao outro, despedindo o piloto automático nas conversas e relacionamentos, promoverá o interesse pela construção da frutífera convivência. Lembre-se de que não há nada mais arrogante que uma pessoa que não dá espaço para a outra falar. Está perto de você, mas não está com você.

Conexão de verdade é como um jogo de dominó. Você coloca a sua peça, o outro coloca a peça dele, fazendo as combinações. A torcida é para que todos tenham prazer no jogo e não apenas na disputa sobre quem vai ganhar a rodada final.

Suspenda julgamentos e aprimore a comunicação. Reaprenda o uso adequado das palavras porque elas poderão te ajudar ou atrapalhar na construção de bons diálogos. Muitas foram deturpadas ao longo dos tempos e hoje ganham o significado que sempre deveriam ter tido. E isso não é besteira.

Empreendedoras bem sucedidas estão sempre disponíveis a alterar as suas percepções através do conhecimento e da busca de novos significados.

Beijo beijo

Artigos relacionados

Comentários