Empreendedora nota 1000: ela existe?
Em pleno mês das comemorações do Dia Internacional da Mulher, quero trazer uma reflexão empreendedora Donadelas, sobre a busca incessante de ser a melhor empreendedora, mãe, esposa, amiga e todos os papeis que assumimos. Isso porque ainda nos dias atuais, diante de tantos discursos de empoderamento, liberdade de estar em todos os lugares de fala, ainda há mulheres vivendo dilemas como, o número de eventos que pode aceitar convites ou até o tempo de permanecer nestes eventos.
Percebe que a conta entre a empreendedora nota 1000 e a mulher que tem maiores responsabilidades, como família, não fecha tão simples?
A busca pela perfeição faz parte da natureza humana, seja nas relações românticas ou na carreira, mas essa questão de apegar-se a ideia de que em algum lugar existe a pessoa ou a empresa ideal pode trazer muitas frustrações. Lembre-se: as empresas são feitas, formadas por pessoas que trazem toda sua bagagem, até as falhas, logo não há a possibilidade de existir a empresa perfeita, a líder, empreendedora ou funcionários perfeitos.
Quem em algum momento já não ouviu ou leu Confúcio, “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida” ou sobre encontrar o seu proposito (ikigai- conceito japonês que significa o que te move todos os dias), claro que são expressões motivadoras, mas muito romantizadas. Afinal, mesmo trabalhando com o que se ama, trabalho dá trabalho, no final sempre haverá situações, tarefas, pressões ou frustrações, seja a profissional enquanto prestadora de serviço ou uma empreendedora de seu negócio dos sonhos.
Talvez agora você esteja pensando: “então porque existem tantas campanhas e até prêmios para empresas que apresentem excelentes indicadores sobre felicidade?” ou “então não faço mais nada para promover bem estar no meu negócio?”
A proposta desta reflexão é exatamente o contrário, não pare de buscar promover qualidade de vida dentro do seu negócio, apenas comunique isso de forma adequada, não crie uma nuvem romântica na construção do seu negócio. Tenho acompanhado muitas donas e donos de negócios que na contratação desenham um plano de cargos mediante seus próprios sonhos, mas que ainda não estão devidamente descritos em um plano com prazos, metas e responsáveis a fazerem acontecer e com isso os funcionários com o passar do tempo, em média 3 meses, ficam frustrados e improdutivos o que gera frustração, irritabilidade na dona do negócio.
Percebe que isso acontece por você empreendedora romantizar demais o seu negócio? Não tá errado ser feliz, errado está em acreditar que existe felicidade o tempo todo (cada segundo) na vida das pessoas. Sonhe sim, mas como diria minha mãe, com os olhos abertos e os pés no chão.
Donadelas, foque no objetivo e curta a jornada mesmo que em muitos momentos ela seja difícil. E se existem empreendedoras nota 1000? Eu penso que sim, mas não pela perfeição, e sim pela FORÇA e CORAGEM de todas nós empreendedoras.
Feliz Dia Internacional da Mulher.
Comentários