Dinheiro, emprestar ou não?

Todos estamos passando por uma crise, saber lidar bem com o dinheiro é difícil e requer um controle enorme, especialmente nesses tempos. Emprestar dinheiro, se já era complicado, ficou mais ainda.

Mas, com alguma atenção dá para lidar com esse problema. O que não dá é para levar o cano e ficar no prejuízo.

Para começo de conversa, dinheiro tem que ser tratado de forma natural, normal, ninguém é obrigado a ter mais ou menos, cada um tem o que tem. Não fique propagando o que tem, se tem mais, ótimo, se não tem, fique na sua.

Lembre-se de que quem demonstra ter acaba atraindo olhares ambiciosos e pedidos de empréstimo. Para se livrar dos pedidos, para dizer não, ensaie. Pense em argumentos que justifiquem sua recusa, creia, ficar hesitante na hora H só vai ajudar a pessoa que está pedindo, e no final você vai acabar cedendo.

Se não houver jeito, então pergunte claramente quando a pessoa vai te devolver, estipule um prazo. Afinal se ele fosse tomar emprestado no banco essa informação seria necessária, e a pessoa pagaria juros, correto? Então porque com você seria diferente?

Aliás, se a quantia for alta, estipule juros mais baixos que o do mercado, sem culpa alguma. Afinal, o dinheiro é seu.

Evite pedir dinheiro para namorado, chefe, sogro, qualquer parente próximo.

Pior do que pedir empréstimo, é quem te pede para ser fiador. Se você não conhece muito bem a pessoa nem pense em concordar, você não imagina a quantidade de calotes nesse setor e o pior, se ele não pagar você é obrigado por lei a pagar tudo.

Então o melhor é não emprestar? Bom, dá para emprestar caso a quantia não for fazer muita diferença para você.

Quando você sabe que realmente a pessoa está com muita dificuldade e quer ajudar, e quando você sabe que a pessoa é realmente honesta, tem sua confiança.

Porém, quando não há intimidade com quem pediu, quando a quantia é significativa para você ou quando o motivo do empréstimo não te deixaram convencida, melhor mesmo arrumar uma desculpa e cair fora. Melhor do que ter que ficar cobrando o tempo todo ou ficar sofrendo em silencio. Concorda?

Artigos relacionados

Comentários