De estagiário a contratado

Quem faz um curso superior, ao final deste, pretende estar empregado e aplicando o que aprendeu nesses anos de estudos. Mas não basta apenas o conhecimento teórico, é necessário que, ainda durante o curso, o estudante pratique o que está aprendendo durante um período de estágio.

E é um período duro de trabalho e estudo, e muitos esperam realmente que todo o o esforço resulte em contratação pela empresa. Passar de estagiário a funcionário pode não ser assim tão simples, mas algumas dicas podem te ajudar a chegar lá.

Lembre sempre de que você está entrando no mercado, muito mais do que o conhecimento, é seu comportamento que vai definir se você fica ou vai embora.

Nem preciso dizer que pontualidade é mais do que fundamental. E não me refiro somente a pontualidade no cumprimento do horário de trabalho, mas também pontualidade na entrega do trabalho, mostrar que você sabe se organizar para entregar suas tarefas e administra bem seu tempo.

Estagiário, em geral, é solicitado por várias pessoas na empresa, então aprenda a negociar, a ser honesto sobre o que vai conseguir fazer e o que terá que aguardar. Honestidade é tudo.

Converse não só com seu supervisor mas com as outras pessoas sobre como está se saindo, e não fique se achando quando receber um elogio, sempre haverá um novo desafio e você tem obrigação de superar.

Peça ajuda, não se apavore, pergunte se ainda tiver dúvida sobre a tarefa, isso é bem melhor do que fazer de conta que entendeu, e acabar fazendo errado.

Procure saber o máximo possivel sobre a empresa, demonstre que você tem interesse em ser contratado, pergunte sobre oportunidades de carreira.

Seja proativo e sempre que tiver uma boa idéia apresente ao seu supervisor, e aceite sugestões que possam melhorar sua proposta. Mas só apresente quando estiver seguro sobre o assunto.

Bom relacionamento com todos vale muito, você não precisa ser amiguinho de todos, mas tratar a todos com respeito e educação fazem parte. O bom trabalho é sempre reconhecido, procure dar o seu melhor e esteja preparado para ser contratado ou não, afinal tudo é possível.

Artigos relacionados

Comentários