De coração à ação!
Keila Pontes e Claudia Andrade, minhas caras colunistas do time Donadelas, que presentaço as últimas colunas de vocês!
Keila, nossa engenheira, mencionou o “céu de brigadeiro” do universo de T.I., bem como do pessoal de exatas, quando a pauta são as profissões prestes a deixarem de existir.
Cláudia, nossa expert em educação e em desenvolvimento humano, indagou qual o mercado você, empreendedora, se adequa, caso sua profissão deixe de existir.
Daqui da psicanálise, farei uma colcha de afetos unindo as nossas perspectivas, torcendo muito para que muitas vias aconteçam de reflexão em nossas leitoras. Todas que me lêem sabem que atuo remotamente, meu consultório é online e, neste formato, já atendi de 4 países.
Na Psicanálise, não há respostas únicas e conclusivas, o que torna a clínica no online absolutamente fascinante. Parece, inclusive, que estou falando do que seria empreender, observe! Pois é, conhecimentos convergem, conversam entre si para assimilar o tanto que podem ensinar-nos. Se não conhece o universo Psi, registre de forma simplificada que buscamos ampliar a compreensão dos acontecimentos humanos.
Há diversas ferramentas no mercado para atuar com qualidade aliada ao tempo otimizado nas rotinas de trabalho e estudos. Para algumas, muito úteis e, para outras mulheres, indispensáveis no dia a dia. Além de tudo isso, tem armazenamento em nuvem. Ou seja, o trabalho é realizado online, permitindo a colaboração em tempo real de outras pessoas em um mesmo projeto, se for o caso.
As características do trabalho remoto, em maioria Home-office, são basicamente as mesmas do modelo tradicional e vantagens foram adicionadas à funcionalidade, após derrubado o mito de que quem trabalha de casa não é passível de produtividade e gestão.
Trabalhar remotamente exige organização acima da média, inclusive do trabalho dito presencial. É preciso ter uma agenda, horários x compromissos no prazo e ter planos alternativos para imprevistos. Autonomia para voar adquirida, próxima etapa: disciplina, perseverança, constância e organização. Se você se reconhece na lista, o mundo digital é seu, como modalidade única ou híbrido.
Para quem prefere o trabalho nos moldes tradicionais, pelo menos uma vez certamente enfrentou algo que a clínica trouxe e traz: irritabilidade, insônia, perdas de memória e de motivação para atividades de vida diária e humor bastante oscilante. Em várias colunas disse e repito aqui que esta exaustão emocional acontece quando há um desequilíbrio entre o que damos e o que recebemos, e isso vale para todos os tipos e modalidades de trabalho.
De coração, desejo que você aqui já saiba de suas soft-skills, isto é, suas competências humanas; caminhando lado a lado com as hard-skills, as competências técnicas. Seja casa-trabalho, seja nas nuvens, é a aprendizagem continuada de si e do mundo que vai acalmar o seu coração aflito tempos atrás por estar em desalinho com o mercado.
Uma boa semana e ótima leitura para você!
Este assunto tão pertinente e que abraça a realidade de todas nós, vale esta longa conversa… obrigada, querida!
Nossas conversas on e off-line 🙂 :*
Olá Arianne.
Agradeço por seus comentários. Seu artigo me inspirou a escrever sobre o trabalho remoto, sob o olhar da TI e dos recursos de AI.
Estou amando essas conexões
Keila, vou adorar ! Sigamos conectadas 🙂
Nossas conversas on e off-line 🙂 :*