Criando memórias afetivas.
Com tanta tecnologia, fica cada vez mais difícil criar memórias afetivas, aqueles momentos significativos que evocam emoções positivas e duradouras.
Sim, até porque infelizmente as pessoas estão deixando de aproveitar os bons momentos para simplesmente ficar tirando fotos no celular.
Memórias afetivas estão ligadas a experiências vividas com outras pessoas, lugares especiais que visitamos ou eventos importantes. Tempo de qualidade passado com amigos e familiares, como jantares, viagens ou até mesmo simples atividades como assistir a filme, jogar juntos ou praticar uma atividade física.
Você criar memórias afetivas quando estabelece tradições, como celebrar datas especiais de maneira única, que se repetem e ganham significado ao longo do tempo.
Gestos simples e sinceros, pequenos gestos, como escrever cartas, presentear com algo feito à mão ou demonstrar afeto em momentos inesperados, podem criar lembranças duradouras.
Sons, cheiros e sabores têm grande poder em criar memórias afetivas. A música que se escutava em
um momento feliz, o cheiro de um prato favorito ou a sensação de uma paisagem podem evocar memórias fortes.
Mas não pode tirar fotos? Claro que sim, pode tirar fotos, fazer vídeos vão ajudar a preservar as memórias e facilitar a lembrança mais tarde.
O que não deve é fazer desses momentos apenas um momento para fotos sem aproveitar. Para isso você deve estar genuinamente presente, emocional e mentalmente reforçando a conexão emocional e criando memórias mais fortes.
Essas práticas, quando feitas com intenção e carinho, ajudam a fortalecer os laços emocionais e criam memórias que podem ser lembradas com carinho ao longo dos anos.
Comentários