Contratar, por que é tão difícil
Que contratar um bom profissional na área de venda tá difícil, todo mundo concorda não é mesmo?! Quando falamos de vendedores nem se fala, pois está cada vez mais escasso encontrar profissionais de excelência na área de vendas.
E não podemos esquecer que o pequeno negócio concorre com grandes players de mercado que oferecem salários e benefícios muitas vezes impossíveis de acompanhar. E as vezes até perde bons profissionais para esses concorrentes gigantes.
Nos últimos anos me dedicando ao varejo, venho percebendo que não está fácil nem para a empreendedora nem para os vendedores. As empreendedoras cada vez mais precisando de vendedores de alta produtividade para manter o negócio competitivo e viável e vendedores percebendo cada vez mais a falta de crescimento real e a rotatividade de empregos.
Neste cenário, temos os dois lados com responsabilidade do caos que vivemos nas contratações na área de vendas: empreendedoras que não conseguem definir de forma assertiva e funcional processos e atividades que devem ser desempenhadas pelo vendedor, e profissionais que jogam currículo para qualquer área independente de gostar ou não do segmento da vaga ofertada.
Mas, então é só isso? Não, isso é a ponta do iceberg. Então vamos aos fatores mais latentes que você empreendedora precisa ficar atenta e aprender como lidar:
1. GERAÇÃO MUITO IMATURA
Aqui precisamos lembrar que “os meninos” são acostumados a estudar para passar de ano na escola, faculdade, o que deixa o conhecimento mais raso e sem propósito. Mas, a imaturidade atinge diretamente dois aspectos principais: o primeiro é eles acharem que sabem mais do que a vaga que está sendo oferecida então, “porque começar como vendedor, se no mínimo “já posso ser líder ou gerente”?”. E outro aspecto ainda é darem importância demais aos benefícios, porque no final da história esses diminuem o esforço deles na conquista pessoal.
2. PAIXÃO PELA EMPRESA
Melhor, falta de paixão pela empresa ou negócio. Hoje muitos candidatos mal conhecem a empresa que se candidataram ou estão trabalhando. Quando perguntamos qual o negócio daquela empresa, aonde ela quer chegar e se tudo isto está alinhado ao desejo dele de crescimento, a grande maioria, mas a grande maioria mesmo não sabe nem do que estamos falando. E isso acontece pela falta de paixão, e com o passar do tempo vai se transformando em outro grande problema nas empresas, a desmotivação.
E o que as empreendedoras, gestoras podem fazer?
No mundo do empreendedorismo ou empresarial, não existe solução indolor ou sem efeitos colaterais. Em meus levantamentos tenho percebido que três atitudes podem ajudar a encontrar melhores profissionais:
Contratar profissionais com o perfil mais alinhados e capacitá-los: embora seja um processo arriscado, pois você pode investir e o profissional não ficar. Porém, teré mais chance de você acertar contratando alguém que gosta de vender, que gosta de lidar com pessoas e que você precise treinar como trabalhar com um CRM, do que você pegar uma fera no uso do CRM que não gosta muito de falar com o cliente e tem dificuldade de trabalhar em equipe.
Buscar por profissionais com visão: avalie se o candidato permaneceu em algum lugar buscando crescimento real, construção da carreira, não apenas porque pagava bem. Analise o que é sucesso para o candidato e se tem buscado esse sucesso constante.
Pagar mais: essa aqui sem dúvida é a atitude mais polêmica, mas entenda, se você quer os melhores você precisa pagar diferenciado. Ter salários diferenciados mostra que além de você reconhecer os funcionários da sua empresa você se preocupa e exige visão de longo prazo para equipe, ou seja, você preza o desenvolvimento profissional. E aqui eu abro um parêntese para algo muito comum, que vivo semanalmente nos meus recrutamentos, você vai encontrar os mercenários, aqueles que fazem leilão, não caia neste erro, pois estes serão os primeiros a trocarem você por outro salário pela diferença que for.
Eu sei que muitas vezes você empreendedora fica sem tempo para fazer uma busca mais crítica, sua equipe já é pequena e uma pessoa que sai abruptamente compromete o resultado. Mas, te convido a fazer uma reflexão, o quanto o entra e sai compensa financeiramente e gerencialmente o sucesso do seu negócio, será que não vale fazer um recrutamento mais criterioso e minimizar os riscos de contratar a pessoa errada?
Fica a vontade de tirar suas dúvidas aqui nos nossos comentários, vou adorar falar com você.
Excelente semana Donadelas!
Comentários