Consumo responsável – um caminho sem volta

O consumo faz parte de nossas vidas. Consumir produtos está diretamente relacionado ao atendimento de um tipo de necessidade, seja de se alimentar, de se vestir, de se abrigar, de se divertir e de tantas outras necessidades. Em todos os momentos de nossas vidas estamos a consumir ou entregar algo para que os outros consumam.
Ele é uma parte essencial da vida moderna, mas a maneira como consumimos pode ter um grande impacto no meio ambiente, na economia e na sociedade. Tudo o que é consumido gera uma quantidade X de resíduos que, muitas vezes, não temos a menor noção de para onde eles vão. Você já pensou nisso?
Segundo o Banco Mundial, atualmente, são gerados cerca de 2,24 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) por ano, no mundo. Isso equivale a, aproximadamente, 1 kg de lixo por pessoa por dia. São 380kg de lixo por pessoa ao ano.
E você já se perguntou para onde vão esses resíduos sólidos?
O Brasil compõe essa estatística geradora e a região Sudeste é a que mais gerou nos últimos dois anos, com uma média de 450 kg por habitante por ano, conforme dados da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). A região Sul é a que menos gera lixo, com uma média de 0,776 kg por habitante por dia. Sugere-se maior consciência da população e maior número de produtos reciclados.
Os dados de resíduos gerados assustadores e pouco percebidos pelos consumidores. Estamos caminhando para uma situação insustentável, especialmente num país que recicla cerca de 4% de tudo o que é gerado.
E é nesse cenário que surge o consumo responsável, como uma abordagem consciente para minimizar os impactos negativos e promover um mundo mais equilibrado e sustentável.
Mas o que é o Consumo Responsável?
É a prática de escolher produtos e serviços que causem menos danos ao meio ambiente e que respeitam os direitos humanos e trabalhistas. Isso envolve desde a seleção de produtos sustentáveis até a redução do desperdício e a valorização de empresas comprometidas com a responsabilidade socioambiental.
Adotar o comportamento de consumo responsável contribui para a sustentabilidade ambiental, ao escolher produtos biodegradáveis, recicláveis ou feitos com materiais renováveis.
Atitudes como: comprar apenas o necessário, reduzir o consumo de energia; preferir produtos orgânicos; valorizar o comércio justo e reaproveitar materiais certamente contribuirão para a redução da geração de resíduos.
E essas atitudes precisam ser estimuladas pelos organismos governamentais e não governamentais. A responsabilidade com o planeta é uma missão de todos nós.
O documentário “A Conspiração Consumista”, produzido pela Netflix traz essa problemática de forma clara e objetiva. Nele, são apresentadas marcas que usam estratégias para incentivar o consumo e o impacto disso na sociedade.
Para muitas o objetivo é vender mais, sem muita preocupação com a destinação do resíduo gerado.
Obviamente que devemos ficar atentos à guerra das indústrias mundiais de eletroeletrônicos na disputa por consumidores. Mostrar os defeitos dos concorrentes também é uma estratégia de marketing e precisamos exercitar o nosso senso crítico.
O fato é que não existem “santos”, quando se trata de estratégias para o consumo desenfreado.
Mas existem empresas responsáveis? Existem sim. E são para elas que as nossas atenções devem estar voltadas.
Adotar a prática de consumo responsável é uma escolha individual que gera impactos coletivos positivos. Pequenas mudanças no dia a dia podem contribuir para um mundo mais justo e sustentável para as futuras gerações.
Reflita se as suas atitudes estão sendo responsáveis.
Esse é um caminho sem volta, pois não haverá local no mundo para depositar tanto resíduo gerado.
Comentários