Como vender mais no Dia das Mães

Dia das Mães sempre foi uma data muito importante, mas devido à pandemia, ficou ainda mais importante (dados da pesquisa Facebook 2021). Por isso, a maioria dos consumidores comprou presente no último ano e pretende presentear a mãe amada novamente em 2022.

Como aproveitar esse momento do ano para satisfazer o cliente e aumentar o faturamento?

Primeiro, entenda seu público, histórico de venda e avalie o que ele mais gosta de comprar. De forma geral, no Dia da Mães os brasileiros gastam mais em roupas e acessórios com 41%, seguido por perfumes (39%), cosméticos/perfumaria (29%) e flores, com 28%.

Claro que a pandemia e a crise econômica ainda assustam os consumidores, por isso você deve tomar alguns cuidados para deixar seu potencial mais seguro e estimular a compra.

Disponibilize a compra on-line (redes sociais, whatsapp) e tenha um entregador de confiança para fazer o delivery.  Crie um destaque e oriente a equipe sobre para responder dúvidas comuns sobre política de troca, reembolso e entrega.

As redes sociais viraram uma fonte de consulta e escolha do que será consumido, portanto dê a atenção necessária ao seu perfil e comunique bem sua campanha de mães.

Agora, vamos às ações práticas para já começar a colocar a mão na massa:

  • Ofereça 3 faixas de preço para atender todos os bolsos.
  • Tenha várias opções de pagamento: cartão de crédito (o meio preferido) , pix, boleto se for o caso. Até dinheiro! 😜
  • Diferencie-se! Como fazer com que o potencial cliente não fique em dúvida entre a sua loja e a concorrência? Veja a possibilidade que se encaixa melhor na sua estratégia: entrega expressa (ou grátis), brinde, desconto, parceria com outra loja.
  • Invista em tráfego pago para que seu anúncio seja entregue ao público desejado nas redes sociais. Vale estudar sobre o assunto ou contratar um gestor de tráfego para ajudar. É possível criar uma campanha certeira e com pouco investimento. Faça o teste.
  • Pegue o contato dos novos clientes e abasteça seu banco de dados. Peça autorização para enviar mensagens via WhatsApp ou e-mail e nada de ficar perturbando com listas de transmissão.  Quanto mais assertiva for as mensagens que você envia, menor a chance de ser bloqueada.
  • Organize um modelo híbrido de venda e entrega, o famoso omnichannel.
    Cliente quer escolher o produto via WhatsApp e retirar na loja? Ok!
    Quer escolher na loja e receber em casa? Ok!
    Desenhe bem este processo para garantir qualidade e satisfação.
  • Quer fechar o Dia das Mães de forma excepcional? Atrele as vendas a uma campanha de responsabilidade social e ajude alguma instituição solidária idônea. Faça uma pesquisa na sua cidade e convoque o cliente a participar dessa rede de ajuda.

Para finalizar, tenha em mente que o consumidor quer ser ajudado a tomar a decisão de comprar. Ele quer acertar no presente e conta com a sua ajuda para resolver isso.

Agora é colocar a mão na massa e trabalhar bastante! Se você gostou desse assunto ou ficou com alguma dúvida, me conte nos comentários. 😉

Artigos relacionados

Comentários