Como ficar rica empreendendo?

Será que existe uma fórmula? Nesses meus anos dedicados ao empreendedorismo, ajudando empreendedores e empreendedoras de todo o país, dos mais diversos segmentos e tamanhos de empresa, passei a acreditar que existe sim, uma espécie de fórmula secreta para a riqueza.

E que fórmula é essa? Por que alguns conseguem e outros não? E como conseguiram?

Já li muitas biografias de várias pessoas que enriqueceram e o que elas têm em comum, além do dinheiro, claro, é que o enriquecimento está mais ligado aos resultados que entregam do que ao esforço. Claro, precisa de muito esforço também, talvez alguma sorte, correr riscos calculados e AÇÃO. Mas, necessariamente, os resultados passam por ganhos de escala, ou seja, aqueles que conseguem escalar seu negócio. Já analisou se o seu negócio é escalável? Inspire-se em empresários que já chegaram lá.

MAS O QUE É ENRIQUECER?

Será que ficar rico é a mesma coisa para todo mundo? Claro que não! Tem gente mais ambiciosa, tem gente menos competitiva, tem gente mais insatisfeita e tem gente que tem menos necessidades materiais, que liga menos para tudo isso. Mas para a maior parte das pessoas, ficar rico é ter dinheiro suficiente para uma vida de luxo e que possa manter um determinado padrão, mesmo parando de trabalhar.

Eu quero ter dinheiro, porque quanto mais dinheiro eu fizer, mais pessoas eu posso ajudar, mas jamais parar de trabalhar. Porque essa é uma de minhas riquezas, uma forma de ocupar, contribuir com a sociedade e ter um espaço social muito bem definido. É claro que quero alcançar o sucesso e ser bem remunerada para oferecer à minha família a melhor qualidade de vida possível. Mas a riqueza maior é saber o quanto contribuo para a sociedade, qual é meu papel neste mundo. Gosto de pensar sobre isso, e acho que nos ajuda a sermos melhores.

MAS COMO ENRIQUECER?

Que forças você tem aí na sua empresa que te levarão para esse objetivo? Se você não ganhar na mega sena, não receber uma herança milionária, ou não tiver um negócio escalável “bombando”, não vai ficar rica de um dia para o outro. Mas com o tempo, você pode acumular mais dinheiro e viver muito melhor. Seu trabalho na sua empresa precisa ser remunerado, você precisa definir e retirar um pró-labore por isso. Afinal, você trabalha – e muito! Além disso, vai receber uma quantia maior como distribuição dos lucros. Se sua empresa lucrou, é justo que você se beneficie disso, certo?

O que você precisa saber é como gerir o dinheiro de sua empresa e o seu. Se gastar tudo com bens materiais, nos meses em que tiver menos faturamento, você ficará “apertada” financeiramente. Imagina se tem vários compromissos a serem saldados, e não o fizer nas datas corretas? Multas, juros, um problemão!

O jeito de ficar rica empreendendo é se planejando e gerindo bem esse recurso. Você precisará gastar bem, investir melhor e faturar mais. A organização financeira vai contribuir para esse objetivo. É a alta lucratividade da sua empresa que vai lhe permitir ter mais ou menos dinheiro, e saber fazer uma apurada gestão financeira deste dinheiro é que te garantirá ter mais, por mais tempo, ou menos, por mais tempo também! Vamos pensar sobre isso?

Vânia Trindade é founder & CEO na VSM Gestão Contábil e Empresarial, onde atua nas áreas Contábil, Gerencial, Custos, Controladoria e Gestão de Tributos. Seu perfil na Donadelas é @vaniavsm. Escreve nesta coluna semanalmente, às quintas-feiras.

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Artigos relacionados

Comentários