Como delegar atividades aos liderados
Esse sempre foi um dos grandes dilemas da liderança, afinal dentro de uma equipe existem pessoas de diferentes idades, sexo, escolaridade e maturidade.
Desde que empreendi pela primeira vez sempre fiz questão de conhecer o perfil comportamental de meus funcionários, pois acredito que quando conhecemos o perfil desde o momento da contratação é mais fácil alinharmos as atividades de cada um às expectativas da empresa.
Conhecendo o perfil comportamental de sua equipe o segundo passo é planejar, pois não podemos simplesmente sair dando ordens de qualquer jeito. Precisamos ter CLAREZA do que queremos comunicar, depois, fazer um ACOMPANHAMENTO para checar se está sendo realizado e por fim estabelecer uma ROTINA para que seus funcionários saibam exatamente o porquê daquela atividade e sempre explicando as consequências positivas e negativas.
Lembra que eu escrevi acima MATURIDADE? Então, existem funcionários que não têm competência, mas têm muito comprometimento, estes precisam que você ou outra pessoa com experiência diga exatamente como fazer. Há ainda aqueles que têm competência, mas não têm comprometimento, estes precisam ser desafiados para se comprometerem. E no melhor dos mundos, você ainda vai ter os que possuem muita competência e são totalmente comprometidos, os quais não podem ser cobrados iguais aos demais, eles precisam de mais autonomia.
A maturidade é mais um indicador para você saber como vai delegar atividades para a equipe, afinal agora você já deve ter percebido que os resultados dos funcionários vão depender do grau de maturidade de cada um e da forma que você vai conduzir sua liderança.
No aspecto de acompanhamento, o ideal é utilizar uma ferramenta onde você registre os principais pontos de controle das atividades delegadas. As que eu mais indico são: o feedback de desenvolvimento para fazer os ajustes, o feedback positivo para reconhecimento das conquistas, a velha e boa planilha de Excel e o Trello. Lembrando que é papel do líder estimular no liderado a responsabilidade no processo criando espaços nas ferramentas de controle para serem preenchidos por ele. No Excel isso fica muito fácil quando armazenamos a planilha na nuvem para que todos os envolvidos tenham acesso e possam utilizar uma única planilha, no caso do Trello como a ferramenta já foi criada com esse intuito de divisão e acompanhamento de tarefas, fica mais fácil ainda.
E como considerações finais quero reforçar algumas dicas:
- Ao delegar explique “o por quê”.
- Sempre que possível considere o perfil comportamental das pessoas.
- Perceba a maturidade da pessoa e use o estilo certo de liderança.
- Delegue de forma equilibrada as tarefas na equipe, não sobrecarregue os melhores.
- Sirva as pessoas do que elas precisam para realizar a tarefa.
- Organize sua equipe em planilhas ou ferramentas como o Trello.
- Dê feedback positivo e de desenvolvimento ao longo do processo.
- CELEBRE e aplique feedbacks positivos na conclusão.
Excelente semana Donadelas!
Comentários