Como criar o nome da sua empresa – 7 dicas fundamentais
Você decidiu empreender, escolheu o segmento e agora chegou um dos momentos mais importantes: criar o nome da sua empresa.
Definir o termo que despertará o interesse e chamar atenção do potencial cliente não é tarefa simples, pode ser demorado e irritante: várias pessoas dando opinião, dizendo o que fazer e o que não fazer, mas normalmente sem nenhuma orientação técnica.
Como sempre, o ideal é contratar um profissional qualificado para realizar este trabalho. Caso isso ainda não seja possível, listei abaixo algumas orientações para direcionar este momento tão importante e escolher a melhor palavra para representar o seu negócio:
1 – O primeiro passo aparece em 90% dos meus artigos porque é o básico do básico do marketing: leve o público-alvo em consideração. O que faz sentido, o que é valorizado, o que gera identificação.
2 – Faça uma lista dos produtos e serviços: eles podem servir de inspiração. Além disso, considere os diferenciais e o posicionamento da marca, ou seja, qual lugar quer ocupar na mente (e coração) das pessoas.
3 – Pesquise. Avalie a concorrência direta e indireta para evitar expressões parecidas com o que já existe no mercado. É fundamental se diferenciar.
4 – A simplicidade é valorosa. O nome tem que ser fácil de lembrar, de pronunciar, de escrever e evitar dupla interpretação.
5 – Cuidado com nomes que estão na moda, mas que num curto período podem deixar de fazer sentido. Avalie também a possibilidade de crescimento e atuação em novos mercados, já que a mesma palavra pode ter significado diferente em diversas regiões do país.
6 – Faça um brainstorming (tempestade de ideias) para escolher as melhores opções.
7 – A etapa final é verificar se está disponível para registro no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Isso é fundamental para evitar plágio e cópias. Outro alerta é que usar um nome sem a devida pesquisa pode gerar processos judiciais por empresas que registraram primeiro.
Como deu para perceber, criar uma boa marca vai muito além de simplesmente ser criativo. Existem metodologias, ferramentas e cuidados a serem seguidos. Agora me conta: você precisa definir como chamará sua empresa ou novo produto? Tem alguma dúvida?
Comentários