Como anda a saúde do seu negócio?
Me responde a uma pergunta: você sabe como vão as finanças da sua empresa? Mas eu quero saber se você sabe com exatidão como estão os números do seu negócio! Tenho certeza que muitos não saberão responder, pelo menos de forma mais profunda. E isso não é bom, porque o sucesso empresarial, sem dúvidas, depende muito do controle financeiro!
Então você irá me perguntar: “Vania, como posso saber com exatidão como vão as finanças da minha empresa”? Para descobrir isso é preciso fazer o Diagnóstico de Gestão Financeira Empresarial: trata-se de um pequeno questionário que você responderá, atribuindo notas à sua gestão financeira, e a partir do resultado você poderá priorizar ações que precisam ser feitas para imprimir uma melhor gestão financeira para a sua empresa.
É como se estivéssemos fazendo um verdadeiro check-up da sua gestão financeira, ok?
O que o Diagnóstico de Gestão Financeira avalia?
Para cada item do seu Diagnóstico de Gestão Financeira Empresarial você irá atribuir uma nota que vai de 1 a 10, sendo 1 muito insatisfeito (e, então, é preciso trabalhar bastante a questão) e 10 muito satisfeito (a questão não apresenta problema algum). E quais são os itens que você deve avaliar?
• Calculo preço de venda
• Controle de custos
• Controle de vendas
• Margem de contribuição
• Controle de custos fixos
• Informações contábeis para decisões
• Prazo médio de estoques
• Prazo médio clientes e fornecedores
• Ciclo Financeiro
• Capital de Giro
• Endividamento
• Orçamento
• Informações gerenciais
• Indicadores Financeiros, metas e resultados
Informações precisas
Para complementar esse Diagnóstico de Gestão Financeira Empresarial, é claro que você precisará de informações organizadas do seu negócio. Os três documentos principais e indispensáveis são o balanço patrimonial, o demonstrativo de resultados e o fluxo de caixa.
Mas você deve pedir ao seu contador também planilhas de controles financeiros, de estoque, de contas a receber e a pagar, margens praticadas, controle de vendas e o ponto de equilíbrio. O Diagnóstico de Gestão Financeira Empresarial utilizará os dados destes demonstrativos, e quanto mais dados você tiver, um tanto melhor.
Agora que você já atribui notas para pontos específicos da sua gestão e já tem os números diante de si, é hora de analisar os dados, identificar os problemas e fazer propostas de intervenção, ou seja, buscar soluções para serem implementadas, que corrijam os erros, as inconsistências e os problemas encontrados.
Como e para que fazer o Diagnóstico de Gestão Empresarial?
Sem esse Diagnóstico de Gestão Financeira Empresarial não é possível identificar os pontos positivos e, principalmente, os negativos da sua gestão financeira. E isso é fundamental para que se aposte no que está dando certo e se corrija os erros, não é verdade? Como melhorar se não sabemos onde estamos errando?
Todo ano não precisamos fazer um check-up da nossa saúde? A gestão financeira da sua empresa também precisa. E a partir dele você poderá fazer um planejamento estratégico muito mais preciso e assertivo porque o Diagnóstico de Gestão Financeira Empresarial oferece uma profunda análise da sua gestão financeira.
Eu bem sei que não é um trabalho simples de se fazer, e em geral é preciso contar com um especialista contratado para isso. Mas, acredite, o resultado pode ser transformador. Já vi muitas vezes um Diagnóstico de Gestão Financeira Empresarial bem feito transformar empresas que estavam pecando na gestão financeira e nem sabiam!
Pense sobre isso. A saúde da sua empresa depende da saúde de suas finanças!
Comentários