Collab – esse termo vai dar liga

Há algum tempo dividir com um parceiro o processo criativo de seus produtos trazia muita insegurança e, muitas vezes, essa possibilidade não passava pela cabeça dos empresários e de profissionais autônomos. O outro era visto concorrente e poderia “roubar” a sua ideia.

Mas hoje, nunca foi tão lucrativo deixar o medo e o ego de lado e compartilhar o processo de criação de seu produto ou serviço. Fazer uma collab é a temática do momento. Ela pode produzir bons resultados, especialmente se for realizada com pessoas ou empresas que possuem o mesmo interesse.

Mas o que é uma collab? Como e por que fazer uma?

O termo é uma abreviação da palavra em inglês “collaboration”, em português colaboração. É a parceria estabelecida entre pessoas, empresas ou marcas, que se unem para alcançar objetivos específicos e de interesse comum.

É uma estratégia utilizada há bastante tempo por marcas que buscavam atingir melhor posicionamento no mercado. Iniciaram no segmento da moda e foram se expandindo ao longo dos anos. Hoje é bem recorrente em diversos setores e segmentos da economia.

Existem inúmeras vantagens em se estabelecer uma collab. A principal delas é juntar interesses para multiplicar lucro e visibilidade. Quando bem elaborada, ela é capaz de integrar públicos distintos e gerar infinitas possibilidades de vendas e relacionamento. O que, certamente, não seria possível para uma empresa atingir sozinha, especialmente se for de pequeno porte.

Para que a collab produza bons resultados é muito importante a escolha do parceiro. Os objetivos e valores das partes interessadas precisam estar alinhados. Outro aspecto importante é a comunicação entre as partes. Ela precisa ser clara e precisa e buscar interesses comuns, que produzam resultados para ambos os envolvidos. Se for com um influenciador digital vale a pena investigar se ele é reconhecido no mercado e se possui valores que sejam alinhados aos da sua empresa.

É importante saber que as collabs diferem das contratações ou parcerias estabelecidas com Startups, em que as empresas as buscam para encontrar soluções para problemas que elas não conseguiriam resolver sozinha. No modelo collab o compartilhamento do processo de produção e gestão precisa gerar vantagem para ambas as partes. O propósito é criar produtos ou serviços diferenciados e atrativos para o mercado e que alcancem os clientes dos envolvidos

As collabs mais comuns estão nos segmentos da moda, esportes e redes sociais. Mas essa parceria pode ser desenvolvida em diversos outros setores.

Um exemplo no segmento da moda ocorreu em 2021, em que as marcas Havaianas e Oreo anunciaram uma collab para lançamento de uma edição especial da sandália. O produto possuía tiras com cheiro de chocolate e o solado que imitava as camadas do biscoito.

Em agosto deste ano a Tok & Stok e a Melissa anunciaram uma parceria que integra moda e decoração. Serão 56 itens inspirados nos estilos de cada marca. Dentre eles estão móveis e utensílios com o cheiro de tutti-fruitti característico dos produtos da Melissa.

A estratégia de colaboração é excelente para gerar resultados em ações de marketing digital. A empresa pode buscar criadores de conteúdos para se diferenciar no mercado. Quando realizada nas redes sociais pode fazer com que o público da outra marca desperte interesse em seus conteúdos.

Certamente que essa modalidade de colaboração só tende a crescer e se diversificar, pela possibilidade de aumentar o poder de alcance da sua empresa ou do seu empreendimento, por meio ações de marketing conjuntas. Dessa forma, todos ganham.

Existem diversas formas de realizar uma collab. Busque aquela que mais se afinar com o seu propósito e o da sua empresa.

Sucesso!

Artigos relacionados

Comentários