Cerimonialista para velório

Pode soar um pouco estranho, mas a profissão de cerimonialista para velório existe sim.
E devo dizer que facilita bastante a vida da família enlutada e ainda cuida dos familiares e amigos.

Bom, para ser um profissional especializado em velórios antes de mais nada a pessoa precisa conhecer bem os ritos fúnebres e todos os tramites que envolvem esse tipo de cerimonia. Ele também é responsável por informar ao celebrante sobre a vida da pessoa falecida.

Nem preciso dizer que é absolutamente necessário ter boa comunicação, facilidade de relacionamento e algum conhecimento sobre o que é possível servir nessa hora. Alguns lugares disponibilizam um pequeno buffet para a família e os amigos que ficarão durante todo o velório. Então é preciso saber o que pode ser oferecido.

Nem preciso dizer que ter sensibilidade para lidar com questões familiares, como brigas pela herança e outros desentendimentos também é necessário, infelizmente é nessa hora que as diferenças costumam aparecer.

Esse profissional, portanto, vai trabalhar na organização e planejamento de um funeral, coordenando todos os aspectos, desde a preparação do corpo até a recepção dos convidados. Sempre, claro, em acordo com a família.

Aspectos como a escolha do caixão, flores, coroa de flores, dizeres nas faixas das coroas, escolha do padre ou pastor que irá conduzir a cerimônia.

Também será responsável por receber as pessoas e garantir de que estejam adequadamente acomodados. Coordenar o cortejo fúnebre de forma que os veículos estejam organizados adequadamente.

Acredito que a parte mais delicada desse trabalho seja de oferecer suporte a família enlutada.
Esse profissional ajuda a garantir que a despedida seja feita com respeito e mantendo a dignidade das pessoas.

É uma profissão triste? Eu penso que ajudar em um momento de tanta fragilidade das pessoas pode ser até muito mais gratificante.

Artigos relacionados

Comentários