Autoconversa é coisa séria
“Estou aqui conversando com os meus botões.”
Foi-se o tempo em que esta prática se resumia a uma reflexão tranquila, quase bucólica sobre a própria vida. Me recordo do meu pai, sentado na varanda da casa, com uma caneca de café na mão, me dizendo esta frase ao ser indagado sobre o seu silêncio.
Hoje em dia sabemos que a autoconversa, também conhecida como diálogo interno, refere-se a uma mente povoada de indagações conscientes ou inconscientes, que desempenham um papel importante na forma de se pensar, sentir e agir. É a transformação da conversa externa em algo interno.
Quais os benefícios e os desafios que esta prática pode desencadear?
Do ponto de vista positivo, a autoconversa pode te acrescentar quando
1- Você reflete sobre seus pensamentos, emoções, valores e crenças, permitindo-se a um maior entendimento sobre si mesma e permitindo-se a transformações.
2- A autoconversa for positiva. Ela será uma estratégia de motivação e apoio a si mesma.
3- Ao realizar um diálogo interno estruturado, você for analisando os problemas de forma objetiva, identificando possíveis soluções e planejando as decisões que precisam ser tomadas.
4- A autoconversa regular as suas emoções, promovendo a calma e te ajudando a evitar reações impulsivas.
5- For praticada de forma amorosa consigo mesma. Assim você estará reforçando a autoestima e a sua autoconfiança, construindo novas forças para a sua bagagem de autoconhecimento.
Em relação ao aspecto negativo a autoconversa pode virar um problema quando
1- Seus pensamentos forem excessivamente negativos, gerando ansiedade, estresse e baixa estima.
2- A autocrítica for constante e não construtiva, prejudicando a sua autoconfiança.
3- Reforçar crenças limitantes, confirmando ideias negativas que você tem sobre si mesma.
4- Você ficar presa em ciclos de pensamentos repetitivos, conhecidos como ruminação. Isso prejudicará o seu bem-estar e trará dificuldades de enxergar soluções para os seus problemas.
5- For usada para mascarar a realidade ou evitar enfrentar um problema real. Você vai ficar dando voltas sobre um assunto sem conseguir solucioná-lo.
6- Você gastar muito tempo pensando, não conseguindo tomar decisões.
Autoconversa é coisa séria! É uma ferramenta poderosa que pode influenciar significativamente suas perspectivas, emoções e comportamentos.
Praticar uma autoconversa positiva, realista e construtiva poderá trazer benefícios substanciais para a sua saúde mental e emocional. No entanto é preciso estar ciente dos padrões negativos que ela também provoca e, quando este for o caso, transformá-los em pensamentos mais saudáveis, com consciência e constância.
Beijo beijo.
Comentários