Arreda

Expressão mineira "arreda" simbolizando o jeito acolhedor e descontraído de Minas Gerais

No contexto cultural de Minas Gerais, a palavra “arreda” é uma expressão popular que significa “sair”, “afastar-se” ou “mover-se” para dar passagem. É uma forma de pedir a alguém que saia do caminho ou se afaste um pouco. Essa palavra é muito comum no vocabulário não só dos gentílicos, mas de todas as pessoas que passam a morar neste Estado maravilhoso. Ela tem um tom descontraído, quase carinhoso, refletindo o jeito acolhedor e único do mineiro de falar.

Por exemplo, se alguém está na frente da porta e outra pessoa quer passar, pode-se dizer: “Arreda aí, sô!” que seria algo como: “Dá uma afastadinha aí!” É uma expressão que carrega o desembaraço de seu povo, conhecido pela hospitalidade e pelo jeito simpático de se comunicar.

De tão famosa, a palavra ganhou status de moda e desfila lindamente por camisetas, vestidos, bolsas e acessórios.

No caminho do autoconhecimento sem blá blá bla´, que é o lugar onde me encontro, quero subir, ainda mais o nível desta palavra, fazendo dela uma ancoragem para a autopercepção em distintas situações da sua vida.

Para e pensa comigo sobre as inúmeras situações da sua vida em que caberão um arreda bem gostoso:

Arreda daquela relação que está te cansando, onde você já colocou tanta energia boa e que não deslancha de forma positiva.

Arreda por uns instantes dos grupos que te cercam, para aquecer solitariamente o seu coração, lubrificar a mente e os pensamentos.

Arreda do trabalho que emperrou e que não está dando certo.

Arreda para se priorizar na hora do banho demorado, na hora da canção especial… para se priorizar em suas horas de descanso, que, por serem suas, você é quem decide o que irá fazer.

Os mineiros nos ensinam que não precisamos de solenidades especiais para usarmos o arreda. Ele pode e deve ser o nosso lugar à parte, aquele tempo de afastadinha necessário, longe do vuco vuco físico ou mental. Ele é o convite fácil para ser replicado. Basta dar uns passinhos para o lado, com a clareza da sua intencionalidade.

Nesse novo espaço que você irá criar, sempre encontrará novas sugestões fluindo da câmara silenciosa dentro de ti: deu um passo, arredou e deixou passar o que não te cabe mais. Deu um passo, arredou e deu de cara com a sorte que estava tão pertinho e você nem tinha percebido.

De tão simples parece até com a singeleza dos mineiros, que fazem festa e contam prosas por horas, só com café e pão de queijo.

Confia, tudo é uma questão de: arreda e vai ser feliz!

Beijo beijo

Artigos relacionados

Comentários