A importância de saber dizer NÃO

Estamos vivendo tempos de bombardeio de informações, tempos em que tudo é urgente e todos querem tudo. E o que você quer, está sendo respeitado pelo outro e por você?

É claro que dizer não, pode parecer uma atitude antipática, desagradável, mas isso não é verdade, pois dizer não muitas vezes pode ser uma prova de consideração com o outro e acima de tudo consigo mesma.

Eu destaco dois grandes benefícios de aprender a dizer não: o primeiro é não se sobrecarregar, ou seja, você respeita e impõe seus limites, passando a saber o que quer e pode aceitar ou não. E quando você aprende a reconhecer esse limite, os seus resultados passam a ser melhores do que antes.

O segundo benefício é a afirmação de seus valores, quando dizemos sim para tudo, declaramos que é mais importante agradar as expectativas dos outros do que nos mantermos firmes aos nossos princípios e valores.

Embora saibamos que uma determinada coisa ou situação é boa para gente, e podemos inclusive fazer, preferimos nos dizer não, ao invés de dizer ao outro. E é exatamente nesse momento que precisamos entender qual é nossa dificuldade, pois assim estamos renunciando às nossas expectativas, valores e felicidade em troca de agradar outros.

Os principais motivos pelos quais temos dificuldade em dizer não, são:

A rejeição é o maior deles, muitas vezes por medo de não sermos aceitos em determinados grupos ou por pessoas que consideramos importantes. E o mesmo acontece com nossas ideias, pois na necessidade de termos nossas ideias aprovadas, nós fazemos de tudo para agradar os outros.

O medo de perder oportunidades é outro gatilho muito comum. Quando não estabelecemos um foco e metas especificas, passamos a aceitar qualquer coisa. No entanto, isso pode nos fazer passar por situações sofridas e acabando não nos levando a lugar nenhum.

Outro gatilho, é o medo de conflitos. Temos muito medo de que a pessoa pra quem dizemos não fique zangada, e dizer sim nos parece a melhor forma de evitar a discussão e impedir um conflito maior a médio e longo prazo.

Perceberam até aqui que esses são movimentos que fazemos em nossa vida independente de ser no âmbito pessoal ou profissional?

Então, o que precisamos fazer é conhecer o que queremos verdadeiramente, aí sim saberemos dizer sim para o que queremos e não para o que não precisamos.

E como dizer o “não” sem sentir dor?

1º – Seja sempre sincera com você, respeite seus limites busque sempre ter consciência de quem é você e o que quer fazer. Quando alguém te pedir algo que você desejar negar, informe que naquele momento você está comprometida com outras prioridades.

2º- Seja direta, não considere as conotações negativas que sempre associamos o ato de negar, ou seja, pense menos e diga o que precisa ser dito.

3º- Tenha consciência do seu tempo, não deixe as distrações interferirem nas suas prioridades. É muito comum estarmos realizando uma determinada tarefa, muito concentradas, e alguém pedir para falar e aquele não é o melhor momento para nós, mas por medo de magoar o outro, acabamos parando para ouvir. Não estou dizendo que não podemos parar e ouvir o outro, mas que devemos decidir quando vamos ouvir.

4º- Diga que não sabe fazer quando te pedirem para fazer algo que você realmente não sabe. Algumas pessoas mesmo não sabendo fazer, para não desagradar ou conquistar, acabam assumindo tarefas fora da sua capacidade. Essas situações serão uma daquelas experiências sofridas que podem, como dizem por aí, ser “um tiro que sai pela culatra”.

Eu sempre gosto de dizer que precisamos pensar sobre o não, afinal as vezes nós só não temos a nossa ideia ou opinião sobre aquilo que nos foi demandado. Nesse momento podemos apenas ser sinceras pedindo um tempo para pensar sobre o assunto e depois dar nossa definição.

Quando voltamos o olhar para dentro dos negócios, enxergamos situações com sócios, funcionários, fornecedores que quando não sabemos nos posicionar com o não no momento certo, corremos o risco de perdermos o respeito, a motivação e acima de tudo nossa felicidade.

Então, pense mais antes de dizer SIM querendo dizer NÃO!

Artigos relacionados

Comentários