A importância da contratação prévia de assessoria jurídica
Olá, Donadelas!!
Nesses dias uma amiga, muito caprichosa, estava me relatando os detalhes sobre a abertura de seu novo negócio. A ideia e o Plano de Negócios inicial, realmente, eram bem legais e interessante, porém, ao questioná-la sobre alguns aspectos jurídicos descobri que até a mais perfeccionista das virginianas pode cometer essa falha, que é bem comum e já vou explicar.
A maioria dos empresários não contrata uma assessoria jurídica prévia à abertura de seus empreendimentos. A realidade é que costumam contratar tão somente quando os primeiros problemas começam a surgir e, infelizmente, estes problemas podem comprometer a alavancagem do negócio ou até mesmo levar ao encerramento precoce da empresa. Inclusive, engana-se aquele que pensa que deve possuir um suporte jurídico apenas grandes empresas. Não! A assessoria jurídica é muito importante, principalmente, para os microempresários e empresas de pequeno porte, pois são os que mais sentem os impactos financeiros causados por passivos jurídicos.
Situações aparentemente simples, como as escolhas do nome da marca, do tipo de empresa e regime tributário ideais para o empreendimento, contrato social, licenças para funcionamento, admissão de empregados, contratos com fornecedores e clientes… enfim, tudo isso e muito mais (ufa!), se não for bem estruturado e organizado, observando as especificidades da empresa e acompanhando a agilidade das alterações legais do mercado, resulta negativamente no seu negócio.
Assim, ao iniciar um negócio, atue preventivamente (para minimizar o risco de demandas judiciais) e estrategicamente (para o crescimento da empresa) e invista em uma assessoria jurídica. Garanto que você não irá se arrepender! E, atualmente, alguns escritórios possuem pacotes de serviços especiais para pequenas empresas. Um pode caber no seu orçamento.
Sucesso, meninas. Sempre!
Comentários