Mudança de mentalidade
Não sei se em algum artigo já mencionei que um dos meus papeis nesta vida é de empresária associativista, no qual me realizo buscando ajudar e apoiar outras mulheres a se desenvolverem. E desde que começou a pandemia, tenho uma preocupação com o quanto a pandemia pode ter aumentado a desigualdade no mercado de trabalho e no mundo empresarial entre homens e mulheres. E por isso tenho acompanhado diversas instituições que buscam, através de pesquisas, levantar esses dados.
Um estudo feito pelo Institute for Business Value (IBV) e apresentado agora em junho de 2021, mostrou que, apesar de ter aumentado a consciência dos desafios enfrentados pelas mulheres devido a pandemia, a igualdade de gênero não é uma das principais prioridades de 70% das empresas globais, conforme os profissionais pesquisados pelo IBV. O mesmo tipo de resultado foi apresentado pelo estudo global “women, leadership and missed opportunities” (“Mulheres, liderança e oportunidades perdidas”), mostrando que a igualdade de gênero está perdendo espaço, pois menos mulheres entrevistadas ocupam cargos de vice-presidentes ou diretoras e gerentes em 2021 em relação a 2019.
“Os dados mostram que muitas mulheres líderes estão passando por desafios neste momento. Se essas questões não forem tratadas mais profundamente do que nos anos anteriores, há o risco de retrocesso no progresso “, disse Bridget van Kralingen, vice-presidente sênior de mercados globais da IBM e executiva sponsor sênior da Comunidade Feminina da IBM”.
E você deve estar se perguntando, o que posso fazer para combater esse retrocesso?
Bridget, disse que “devemos aproveitar soluções criativas agora e redobrar nossos esforços para fazer mudanças significativas e duradouras que possam ajudar todas as mulheres a atingir seu pleno potencial”.
E eu acrescento que como empreendedora e empresária você pode ajudar e muito. Sabe como?
- Ter ousadia com atitude: Fazer da igualdade de gênero uma das prioridades formais de negócios e criar caminhos para que as mulheres retornem ao mercado de trabalho na sua empresa. Procure fechar mais negócios com empresas lideradas por outra mulher, sempre que possível. E ao fazer recrutamento para novos cargos, priorize contratação de mulheres.
- Crie uma Cultura de intensão: Foque na liderança empática, promova mudança cultural positiva. Líderes inteligentes devem manter a mente aberta para inclusão, preocupação com a necessidade de cada pessoa da equipe, de forma flexível. Sempre pensando em promover o fluxo futuro de lideranças femininas.
- Acelere o desempenho através da tecnologia: Hoje com a presença cada vez maior da inteligência artificial nas empresas, podemos ter uma maior equidade na seleção de candidatos (conforme mencionado acima) e fornecer ferramentas digitais colaborativas e práticas de trabalho em equipe que permitam a participação de homens e mulheres de forma igual, seja remotamente ou presencialmente.
Se você está se questionando: Mas eu sou empreendedora sozinha, sem funcionários, como faço?
Eu lhe respondo, que existem várias formas de colaborar com a diminuição da desigualdade de gênero. Enquanto você cresce e desenvolve o seu negócio sozinha, mude de mentalidade, converse com seus filhos em casa sobre o assunto, não diminua o negócio de outra mulher, você precisa de fornecedores, compre sempre que possível de outra mulher, busque dividir seu conhecimento com outras mulheres que neste momento estão passando por dificuldades que você já passou, não deixe que o desconhecimento de outras mulheres com boas praticas de gestão te impeçam de ajudar, não julgue outra mulher sem conhecer a história dela. Lembre-se, todas nós temos uma história e cabe a cada uma escolher o final que deseja.
Eu desejo um final incrível para cada Donadelas. Há! E eu me incluo nelas.
Excelente semana.
Comentários