Aonde você vai?
Como esse “aonde” encontra-se no futuro, sua forma de pensar e agir, no hoje, precisará incluir PERSPECTIVA e PROSPECÇÃO.
Sobre a PERSPECTIVA
Para que você possa analisar o posicionamento de seu negócio, numa perspectiva de futuro, é preciso que seja capaz de ver para além do seu cenário atual.
Para desenvolver essa visão ampliada, será necessário dedicar-se a aprender mais, sobre o seu mercado alvo, e estar pronta a realizar um maior número de “incursões” de experiências que identifiquem o envolvimento de cliente em relação ao desempenho de seu produto e/ou serviço.
Nesse tipo de análise a busca é sobre posicionamento do negócio e sua capilaridade de atuação. Em que “fatia” do mercado o seu negócio está inserido? Como ele é visto pelo público? Isso é entender como o negócio será no futuro a partir do que ele representa para o consumidor no hoje.
Seu posicionamento de mercado é coerente com o seu negócio? Em outras palavras: os consumidores enxergam sua marca como você gostaria?
Identificar, com clareza, seu posicionamento de mercado, é a ação que lhe dará sustentação para que a oferta e a imagem da sua empresa sejam coerentes com o lugar diferenciado que você quer que ocupar na mente do consumidor. E, principalmente, uma oportunidade para situações de ajustes e reposicionamento, se preciso for!
Sobre a PROSPECÇÃO
A empresa precisa utilizar técnicas de sondagem de mercado, que sejam capazes de identificar o comportamento do segmento em que atua. Seu negócio precisa estar pronto para oferecer uma experiência ao consumidor. Desenvolva uma avaliação do comportamento do mesmo. Investigue as ideias, sentimentos e percepções do seu cliente. Você precisa compreender o que ele precisa. Isso significa parar de apenas colecionar informações, e passar a conhecê-lo de verdade!
Existem dois principais tipos de prospecção: a ativa e a passiva. A primeira foca na busca de clientes. A empresa sai para buscar quem se interessa pelos seus serviços.
A outra prospecção (muito importante e, menos comum) é aquela que verifica o comportamento de aderência do cliente, através da procura dele para fechar novos serviços com a sua empresa. Nessa, o consumidor já conhece a empresa e, a partir de sua experiência anterior, volta para novos serviços.
Em ambas as situações, as informações coletadas, quantitativa e qualitativamente, são importantes para avaliações como: delimitação segmentada, ticket médio de consumo, adequações de oferta, etc…
Seja “olhando” para definir a dimensão e profundidade que o seu negócio pode ter no futuro ou atuando para torná-lo mais conhecido do seu consumidor, aumentar sua capilaridade e “fidelização” de resultados; o importante é ter consciência de que a sobrevivência futura demanda atitude, e tudo começa na decisão de “AONDE VAI”.
Comentários