Somente um bom currículo não basta
Tempos difíceis, a economia dá sinais de melhoria e as vagas de emprego estão aparecendo novamente.
Então, se as empresas estão selecionando candidatos, que tal olhar com carinho seu currículo e a forma como você escolhe para se apresentar?
Lembrando que não basta apenas um bom currículo, a aparência e o seu comportamento também têm um peso muito importante.
Entre dois candidatos de um mesmo nivel técnico, se destaca aquele que tem melhor apresentação pessoal.
Vamos começar pela foto que você usa no seu curriculo. Muitos candidatos são eliminados aí mesmo, sem que o currículo seja avaliado. Então foto de você tomando sol, de óculos escuros, com roupa de balada, não devem nunca ser colocadas no seu currículo.
Priorize as informações mais recentes e mais relevantes para o cargo ao qual está se candidatando. Portanto, aquele curso feito há 10 anos atrás e que nada tem a ver com a função que está pleiteando não deve ser mencionado.
Mande apenas as informações relevantes: não se usa mais informações como hobbies, estado civil, time do coração e frases de efeito. Não perca tempo com isso. Essas informações poderão ser questionadas no momento da entrevista, se você chegar lá.
Não minta e não enfeite demais as informações. Seja franco, honesto e direto, sem esquecer os detalhes mais importantes de sua experiência anterior. Mas lembre de que hoje em dia tudo pode ser facilmente checado.
Leia mais de uma vez o seu currículo antes de enviar. Se ainda assim tiver dúvidas, peça a alguém que leia, erros de português são imperdoáveis.
Construa frases simples porém com todas as informações, evite palavras muito rebuscadas, as quais não está acostumada. Você pode correr o risco de mudar o sentido do que queria realmente dizer.
Também de nada adianta preparar um currículo e sair disparando para todos os conhecidos ou para pessoas que não estão relacionadas à vaga. Envie para o RH ou mesmo para o canal de recrutamento da empresa, sempre disponível nos sites.
Seu currículo deve ser simples, com uma fonte de fácil leitura, cores e figurinhas nada vão acrescentar a ele.
Se após algumas semanas não tiver nenhum retorno, vale a pena entrar em contato para saber se a vaga já foi ocupada. Não é errado, é um direito seu e mostra interesse no trabalho.
Ana Celeste ministra cursos de Etiqueta e Comportamento Social, é Autora do livro ETQETAL – Simplesmente Chic (2019), e assina o blog http://etqetal.com.br/. Seu perfil na Donadelas é @etqetaloficial. Escreve nesta coluna semanalmente, aos sábados.
*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.
Comentários